SEU CLIENTE NÃO SABE O QUE QUER. ELE TEM QUE COMPARAR

A forma como ajudamos nossos clientes esta em plena evolução e grandes mudanças estão por vir. Sobre uma delas já venho falando a algum tempo aqui no papodelider...   AJUDE SEU CLIENTE A ESCOLHER. Para isso você deve SIM comparar seu produto com o do concorrente, lógico que isso deve ser feito com muita ética e inteligência para que não passe uma imagem errada para seu possível cliente.

Quando bato na tecla em ajudar seu cliente a escolher o que consumir digo isso porque a maioria das pessoas e empresas não buscam produtos ou soluções autenticas e diferentes... todos tem muito medo de consumir produtos totalmente novos e não consumidos pelos demais.

Vivemos numa era de influenciadores. Algumas pessoas em suas comunicadas ou grupos de convivência influenciam as demais a como se vestir, como comer, como comprar, como viver e por ai vai. Isso sempre existiu, mas de uns tempos pra ca essa tendencia vem ficando cada vez mais clara.

Daí podemos pensar o seguinte: Como fazer meu produto ser consumido se todos estão consumindo o que os influenciadores “mandam”?

Bom, a melhor forma é SE COMPARAR ao líder de mercado  sua frente, mas faça isso de uma forma inteligente e verdadeira. Sim, eu sei que seu cliente tem acesso a informação para se preparar para uma compra, mas na maioria das vezes essas informações chegam da mesma forma para o cliente. Existem uma enorme gama de informação na internet, mas nunca ela é colocada de forma comparativa simples e direta. Meu produto custa “tanto” e faz isso, isso e isso a mais do que o de fulano. O produto dele é bom sim... mas o meu é muito melhor por isso, isso e aquilo.

Como convencer o mundo todo a deixar de comprar o iPhone 3G para comprar uma aparelho totalmente novo e desconhecido... COMPARE – COMPARE – COMPARE. Foi isso que a Samsung (brilhantemente) fez para lançar seu novo celular Samsung Instinct. Esse aparelho é um IPhone muito... mais muito melhor e com um preço bem mais amigável. 

Confira clicando aqui o site da campanha de lançamento onde eles comparam de forma fria e direta o Instinct ao iPhone. (Abaixo coloquei alguns vídeos da campanha mas não deixe de ver o site.) Imagine você chegando em uma loja querendo saber porque a TV de LCD da Philips é melhor que a da Toshiba.. o vendedor vai te encher de dados técnicos que não vão te ajudar em merda nenhuma e as duvidas simplesmente vão aumentar. Para com isso!!! Compare de forma inteligente, simples, direta e objetiva. 

Ajude seu cliente a escolher.



 wendell carvalho - ajudando você a ajudar os outros.

Wolverine 2009 >>>

Watchman: Heróis de verdade!!!

Quando vi as primeiras imagens de Watchman, o filme, tive que fazer uma lágrima que começou a escorrer no canto do olho subir novamente. Porque eu estava no trabalho! Se você gosta de quadrinhos e não conhece Watchman de Alan Moore e Dave Gibbons, você é no máximo 66% feliz. Isso, te dando um desconto por julgar que você conhece pelo menos Sandman de Neil Gaiman e Cavaleiro das Trevas do Frank Miller. Se não conhece nenhuma destas 3 obras (tsc tsc tsc), você gosta no máximo de Turma da Mônica para dizer que gosta de quadrinhos.


A Warner preparou
um blog somente sobre o filme.. A adaptação de Watchman já vem sendo estudada a mais de 20 anos e sairá do papel finalmente nas mãos de Zack Snyder, o mesmo diretor de 300 de Esparta.
Veja o trailer e compre Watchman para ler. Não vai se arrepender!!!

wendell carvalho - esperando grandes novidades para 2009

Cinema, férias, desenhos Disney, filho... tudo a ver!!

O maior exemplo de todos !!!

Esse cara ai de cima foi SEM DUVIDA foi o maior líder de todos os tempos. Ele sempre liderou pelo exemplo e pelo amor. Não era do seu feitio chamar a atenção dos seus  e nem praticar punição. Algo revolucionário até para os padrões de hoje. Somente com essa abordagem para transformar simples camponeses em funcionários muito bem treinados e apaixonados pela sua causa. Por suas idéias.

Você pode imaginar o que aconteceria se Jesus fosse um empresário...???

Seria algo fantástico!!!

Jesus selecionou profissionais sem a menor condição de estarem a seu lado e preparou cada um deles. Em menos de 3 anos Jesus formou uma mão de obra que não existia e deixou esse profissionais completamente apaixonados pelo seu bussinesway... idéias revolucionárias.

Jesus sempre utilizava o mostre-me e conferia se seus apóstolos tinham realmente aprendido as lições que lhes eram passadas. Ela conferia se os treinamentos estavam dando resultado.

Jesus era incrivelmente humilde ao ponto de lavar os pés de seus apóstolos. Servir os seus profissionais para que eles pudessem brilhar. Sempre. Já se imaginou preparando um grande projeto na empresa que surgiu da idéia de um profissional da sua equipe e no final dar TODOS, eu disse TODOS os créditos para esse profissional?

Jesus jamais dizia algo sem explicar para seus liderados o porquê daquela ação. Ele sempre explicava o porquê e isso acontecia das formar mais diferentes e educativas.

Jesus sempre era o exemplo !

Não pense que se praticar todos os ensinamentos bíblicos com seu time que eles lhe tratarão como Jesus foi tratado pelos apóstolos... não se iluda. É bem provável que seja feito com você o que os romanos fizeram com Cristo... crucificação!

As pessoas ainda não estão preparadas para serem amadas e educadas com esse grau de intensidade. Ainda vivemos na cultura do “vantagem em tudo”, “puxar o tapete” e por ai vai...

 

Mas se ainda sim resolver praticar as lições do livro sagrado e baterem na sua face, não fique triste...   ofereça a outra para baterem.

 

Isso é liderança o resto é farofa!!!

 

Fiquem com DEUS e um Feliz Natal !!!

 

wendell carvalho – panetone, panetone, panetoneee


Holyfield - Uma batalha para mostrar alguma coisa


Acabei de ver uma luta incrível: de um lado um ex campeão mundial de Box Evander Holyfield (4 títulos mundiais e muitas dividas pra pagar) do outro um gigante Russo de 2,13cm e 145kg. Uma descomunal diferença de medidas e um titulo em jogo.

Não quero falar sobre Box nesse post mas sim levantar o seguinte: Holyfield voltou a lutar por grana e se preparou para isso. Treinou duro e mostrou que estava em plena forma socando o gigante nos 12 rounds da luta. A necessidade foi o principal motivo da volta desse campeão.

 

  • Será que a principal vetor de mudanças nas pessoas é realmente a necessidade extrema?
  • Será que quando você for contratar o próximo profissional do seu time você não deveria fazer a seguinte pergunta: Você precisa desse emprego? Precisa para que?

 Pense nisso.

Para ver alguns trechos da luta clique aqui.

  

wendell carvalho – com muito sono e indo dormir.


...::: O que alimenta :::...

Reconquistando o Cliente >>> 3 Etapas<<<

Não queria falar sobre isso, mas se chegamos a esse ponto a culpa é toda sua!!! Isso mesmo, se estamos falando em recuperar clientes perdidos quer dizer que você não fez a lição de casa.

Bom falar sobre o problema agora de nada vai adiantar. O que quero saber é sua empresa esta disposta e mudar esse quadro???

Se você ainda esta lendo, isso é bom, quer dizer que esta disposto a cair matando para recuperar esse clientes.

Essa ação de reconquistar esses clientes sera descrita em 3 passos ou etapas:

  • Pesquisa e Entendimento;
  • Aproximação Express e Plena Satisfação;
  • Acompanhamento Premium, Pesquisa e Evangelização;

Vamos abordar cada uma das etapas em 3 post diferentes.

Agora vamos falar sobre Pesquisa e Entendimento.

Antes de mais nada para de pensar que o cliente nunca mais vai olhar para sua cara ou consumir o seu produto. Isso não é verdade, mesmo porque o comportamento de consumo do latino é extremamente infiel a empresa em que costuma gastar sua grana. Principalmente quando o assunto são bens de consumo no varejo. O que falta na maioria das vezes é simplesmente uma oportunidade para que sua empresa reate esse “namoro”. Mas para reatar um relacionamento sempre temos que gastar mais energia e investimentos do qu

para manter um relacionamento, ou seja, é mais barato manter um cliente do  que reconquistá-lo. É mais barato mandar mensagem para o celular da namorada todo dia dizendo que ama do que ter que bancar jantar de luxo, flores, jóia e motel top para reconquistar.

Antes de cair na ação saiba que é muito importante que seu cliente fique o menor tempo possível insatisfeito com sua empresa. Cada dia que passa o sentimento de desgosto desse cliente aumenta pela sua empresa. Com isso é evidente que a possibilidade desse cliente falar muito mau da sua empresa aumenta exponencialmente. Quando mais tempo mais mau ela vai falar e com mais propriedade.

“Pois é a empresa Y até hoje não me deu retorno sobre aquele produto com problema. Já faz mais de 20 dias. Se der 30 dais vou direto ao Procon. Vou fu...#@$@ a vida desses caras.”

Percebe como com o passar o tempo a reclamação ganha peso e corpo. A situação fica cada vez pior.

Vamos partir do principio que você já tenha uma lista com o contato dos clientes insatisfeitos com sua empresa. Comece atacando os clientes com reclamações mais antigas ou que não compram há mais tempo. Em nossa área de Download colocamos uma ferramenta para controlar e dar foco a ação, ou clique aqui para baixar.

Para começar você deve entender o porquê da insatisfação do cliente. Essa informação deve ser ouvida do próprio cliente e não do ponto de vista do funcionário da sua empresa. Nada de mascarar ou atenuar a situação. Quem deve ouvir isso é você gestor ou proprietário. Ligue para cada um usando as perguntas sugeridas na ferramenta que você fez o download. Você fez o download né?... espero que sim.  =)

Siga cada abordagem respeitando a sua ordem. Escreva o que cada cliente pensa com as palavras dele. Nesse momento fique atento a detalhes da narrativa do cliente, isso fará toda a diferença no momento de decidir como solucionar o problema. Se não estiver pronto para ser verdadeiro com seu cliente é melhor nem ligar para ele. NADA PIOR que um cretino ligando para sua casa com aquele ar de “estamos fazendo uma pesquisa porque meu chefe mandou”. Se for para fazer faça de coração e com intenção de realmente entender e solucionar o problema do seu cliente. Lembre-se que o prazo para dar a SOLUÇÃO para seu cliente é de 24hs.

 Nesse momento você quer mostrar que algo realmente mudou e tem que ser extremamente eficiente, pois com certeza a primeira coisa que ele vai pensar quando desligar o telefone é que você não vai ligar no prazo combinado. Mostre para ele que sua empresa mudou. Surpreenda!!!

Se necessitar de ajuda para como solucionar algum problema do seu cliente mande a duvida por email para mim que terei prazer em ajudá-lo. No email coloque as palavras do cliente e o que já pensou em fazer por ele. Faço isso sem custo algum.

No próximo post sobre essa AVENTURA PARA LIDERES DE ESTOMAGO vamos falar sobre Abordagem Express e Plena Satisfação, a segunda Etapa.

wendell carvalho - reatando namoros


Perolas e Pólvora - Download do Líder >>>

A partir de hoje você tem um canal para baixar conteúdo testado por mim em treinamentos e palestras. Material realmente relevante para que possa usar em sua empresa. Material deixara seus gerentes inquietos por mudanças. Material que deixara seus vendedores instigados por inovação. Material que poderá mudar o rumo da sua empresa. Basta usar tudo que for baixado com sabedoria.

  •  Você poderá baixar:
  •  Vídeos para abordar alguns problemas com sua equipe;
  • MP3 para completar alguma reunião em sua empresa;
  • Podcasting para ouvir todas as idéias do papodelider onde você for;
  • Apresentações em PowerPoint para poder rever o que foi abordado em minhas palestras e treinamentos;
  • E muito mais...

 

Os links estão aqui à direita. Baixe tudo.  >>>>>>>

 

Sempre que encontrar ou receber algum material relevante postarei aqui do lado para você baixar. Se você tiver algum material que gostaria de compartilhar com outros lideres, mande esse material para o papodelider. papodelider@gmail.com

 

wendell carvalho - escolhendo perolas e pólvora para você baixar

A melhor coisa na TV nos últimos 10 anos. Capitu!

Em toda minha vida nunca acompanhei uma série na TV.... até essa semana. Capitu foi algo fabuloso. Dessas coisas que mexem com a alma e te deixa embriagado.

Logo quando percebi a linguagem que seria utilizada na narrativa da obra de Machado de Assis não tive duvidas que algo muito inovador estaria para ser mostrado. Com brilhantismo o diretor Luiz Fernando Carvalho deu um ar moderno, teatral e vintage a trama. Fantástico.  

 A trilha sonora foi um capitulo aparte: de Black Sabbatha a Beirut (Elephant Gun) música tema do casal Bentinho e Capitu. Não podia existir trilha mais apropriada para os dois. Perfeito.

Se você não viu a série baixe na internet...  já existem capítulos pelo utorrent.

Se vira e veja!!!

Saia da vala comum. Chega de novela. Veja algo novo e relevante!!!




wendell carvalho - apaixonado pelos "olhos de ressaca"

Sem palavras!!! Sem palavras...

Solução para todos os males. Não tenha dúvida!!!

O vídeo abaixo soma mais de 7 milhões  de acessos no YouTube. 
Simplesmente maravilhoso.
Veja o vídeo e reflita. Simplesmente isso. 
Reflita sobre sua empresa, sua familia, seus vizinhos, sobre as pessoas que você nem conhece.

Mostre isso para TODAS as pessoas que você ama. Depois de mostrar o vídeo simplesmente de um abraço. Mostrei esse vídeo para meu filho de 10 anos e ganhei um abraço maravilhoso.


wendell carvalho - querendo abraçar o mundo

Para criar um produto NÃO é necessário ouvir o cliente. Mas para melhorar um produto é vital saber o que o cliente quer.

Concorda com isso? 

Marcelo D2 não perguntou quem queria ouvir Rap com Sampa. Ele simplesmente fez. Criou sem perguntar nada a ninguém.

Mc Donalds não perguntou o que o brasileiro queria comer. Só temos hambúrguer e pronto.

Para melhorar seu editorial a Revista Sexy fez uma pesquisa de quase 10 meses ouvindo mais de 60% dos seus assinantes e consumidores in loco (homens e mulheres) para entender o que o brasileiro quer. O resultado foi um aumento expressivo em suas vendas e participação de mercado. Um dos resultados esta na imagem ai em cima: as capas da Playboy e da Sexy. 

Qual você compraria?

Pois é... eu também.

wendell carvalho - ouvindo D2


Microsoft Store

Esse mês entrou no ar a loja virtual da gigante Microsoft.

Na minha opinião já tinha passado da hora da Microsoft criar sua loja virtual. Eu não compro produtos originais da gigante do vale do silício por achar extremamente caros e exclusivos. Mas isso é assunto para um momento mais oportuno.

O que importa é que o site já esta no ar e todos os produtos da empresa podem ser comprados diretamente da fonte.

O que isso muda para mim e para você? Nada. Mas com essa informação você pode chegar amanhã na sua empresa e dizer: 

  • "Sabia que a Microsoft esta com uma loja on-line?"
Seu amigo de trabalho vai pensar: 
  • "Mas ela nunca teve uma loja? Caracas, como estou desinformado"
=)

wendell carvalho - windows vista genérico


COMPRE MENOS PARA SER BEM ATENDIDO - podcasting

"Como assim quem sou eu? Eu sou a inovaçao. Não me conhece?"

Acabei de sair de um supermercado e fiquei pensando sobre uma pratica comum em todos os supermercados do planeta: Caixa Rápido para compras pequenas. Pensando sobre isso entendo que a existência do caixa rápido é para agilizar o atendimento para uma parte dos clientes do supermercado, correto? Até ai tudo bem. Criar serviços para tornar o atendimento mais rápido é algo fantástico, mas o problema é que quem esta sendo beneficiado com isso são os consumidores que compram pouco.

Nesses caixas somente são atendidos clientes com menos de 10 itens em seus carinhos. Quando constatei isso olhei para meu carinho e calculei que gastaria cerca de R$ 220,00 com os 30 a 40 produtos que estava levando. Na fila ao lado (caixa rápido) uma senhora estava levando 5 itens e o valor da sua compra não chegaria a R$ 15,00. Do momento desse pensamento até colocar as compras no carro demorei mais de 40 minutos, pois na minha frente havia outros 5 clientes, todos com os carrinhos cheios.

Quando já estava indo para casa pensei o seguinte: Aquela senhora que comprou R$ 15,00 deve estar na sua casa a mais de 40 minutos e eu perdendo o meu tempo aqui. Já dirigindo me veio o seguinte:

  •  Por que nenhum supermercado do planeta pensou em criar serviços para clientes que compram muito?
  •  Por que não existe plano de fidelidade para clientes que valorizam um determinado supermercado?

Não vemos nenhum serviço diferenciado para ninguém. A rede de supermercados Modelo (que na minha opinião esta perdida estrategicamente) tem um cartão de credito próprio onde quem utiliza esse cartão ganha descontos em determinados produtos. Desconto significa perda de margem. Lucros menores e clientes insatisfeitos, pois os descontos acontecem em alguns produtos determinados pela empresa e não pelo cliente. A rede BigLar que esta infinitamente melhor posicionada estrategicamente que o concorrente Modelo, também ainda não criou serviços diferenciados para clientes que fazem compras com maior numero de itens.

Se formos analisar tendência de consumo para os próximos 10 anos fica claro que as pessoas cada vez mais vão consumir produtos de pequenos e médios mercados próximos de suas casas. Compras rápidas e pequenas. Isso acontece por que:

  • as pessoas vivem cada vez mais sozinhas;
  •  as famílias estão cada vez menores;
  • alimentação fora de casa se torna uma opção pratica e rápida;

Se analisarmos a situação por esse prisma logo, logo a minoria dos clientes em supermercados serão os clientes de grandes compras, e o que esta sendo feito para cuidar desses clientes?

Segundo Pareto, 20% dos clientes de maior faturamento rendem 80% do faturamento total da maioria das empresas.

Estou citando o exemplo de supermercados, mas poderia falar de postos de gasolina, loja de móveis, farmácia e outros. Onde esta a inovação?

Porque depois que você compra um medicamento em uma farmácia o balconista NUNCA liga em sua casa para perguntar se você esta bem, se necessita de outro medicamento ou se simplesmente esta feliz. Em vários setores a inovação esta morrendo e isso só vai mudar quando alguma empresa acordar e fizer algo novo. Nesse momento todos vão seguir a “nova tendência” ditada por alguém que não fez nada de fantástico. Simplesmente parou para pensar.

Como diria o Bradesco em sua ultima propaganda “2000 inove.”

 

wendell carvalho - vai, vai, vaaaaaiii


MBA - Se fosse fácil chamaria sacrifácil e não sacrifício.

Acordar as 7hs da manhã no sábado e domingo seria sacrifício se fossem para algo desagradável. Mas o MBA em Gestão Executiva de Negócios esta mto bom!!!


wendell carvalho - aprendendo sempre.


Pergunta para o Lider >>>>


O que motiva uma pessoa a ficar depois do horário trabalhando com afinco em seu emprego?
Por que as 18hs 95% dos funcionários de qualquer empresa simplesmente vira as costas e vão para suas casas?

Como enchelos de tesão para continuar sem sentir vontade de parar... como?

Se você pensou algo sobre isso parabéns... agora poste seu comentario logo abaixo (comentários), caso contrario você perderá seu emprego em 48hs.

Estou falando sério... =)

wendell carvalho - só quero saber o como... só isso.

<<< ALGO NOVO ESTA PARA NASCER >>>

Conversando com a Produtora de Publicidade e Moda Liane Carvalho (Santos-SP) percebi a enorme viabilidade do negócio que a mesma esta criando.
A Estilo Cereja esta nascendo e vamos acompanhar passa-a-passo o nascimento dessa marca, seus conceitos e principlamente entender o serviço revolucionário que a mesma vai prestar.Acompanharemos tudo que será feito para a criação, lançamento e medição de retorno desse negócio.
Vou postar todas as novidades sobre esse plano de negócio feito em tempo real para vocês. Vamos acompanhar todos os erros e acertos desse negócio revolucionário. Amanhã a empresa já nos mandará a logo marca para publicarmos aqui. Na próxima semana eles já passarão o endereço do site para acompanharmos o lançamento da marca e do serviço.
Aguardem e aprendam com quem tem peito de fazer o que acredita ser algo revolucionário.


wendell carvalho – plano de negócios ao vivo

SOL - Marketing de Guerrilha.

Na semana que vem, os assinantes da revista Placar da cidade de São Paulo terão uma surpresa quando receberem a edição de dezembro.

Em ação da cerveja Sol, a revista virá literalmente congelada, protegida por 3 invólucros de plástico transparente dentro de um isopor capaz de conservá-la por até 12 horas. A entrega da revista será feita em mãos por carros frigoríficos.

A ação estava sendo negociada com a editora Abril há quase 7 meses, que se compromete a enviar outro exemplo caso haja algum vazamento.

A imagem que você vê acima mostra o anúncio da quarta capa da revista, visível de um dos lados do bloco de gelo.

 

Isso sim é marketing o resto é farofa.

 

wendell carvalho - gelaaaadddoooo



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

Navegação