MBA LÍDERANÇA

Galera estou indo para mais um módulo do MBA de Líderança da Franklin Covey. Acabei de receber o material e ele é simplesmente incrível. Muito bem montado. Maravilhoso. Abaixo algumas fotos.

Segundo li esse módulo do MBA já é para altos executivos que devem ter uma visão muito ampla do que é liderança. Tesão puro.
Fim de semana vou postando as melhoras idéias do MBA. Abraços e viva a liderança inovadora.

Wendell Carvalho






go go go Leader !!!

Encerramento do ENDURANCE !!! Parabéns novos lideres!!!

Resenha: A Quinta Disciplina de Peter Senge

Como será a administração dos negócios no século XXI? O livro "A Quinta Disciplina", escrito por Peter Senge há quase dez anos e já considerado um clássico, continua apresentando algumas das melhores respostas a essa questão.

Dois aspectos fundamentais do mundo atual, que contribuem para dificultar quaisquer previsões acerca do futuro, são o ritmo acelerado de mudanças sociais e tecnológicas e a importância crescente do conhecimento como fator de sucesso nos negócios. A partir dessas constatações básicas é possível deduzir uma característica essencial das empresas do futuro:

O sucesso a longo prazo nos negócios não pode ser assegurado pelo domínio de recursos específicos como capital, recursos naturais ou competências tecnológicas. .A competência fundamental para assegurar a continuidade e prosperidade das empresas a longo prazo é a capacidade de aprender.
Aprender, no caso, não significa ser capaz de reproduzir comportamentos ou memorizar conteúdos pré fixados. Aprender, no sentido sistêmico e abrangente do termo, significa ser capaz de transformar-se, de modo a modificar a própria estrutura de comportamento, tornando-a mais eficaz no sentido de perseguir os valores essenciais da própria pessoa, grupo social ou comunidade. (Ler texto sobre Aprendizagem)
Estamos hoje presenciando um salto na capacidade de inovação devido à disponibilidade de um conjunto de tecnologias de aprendizagem em grupo, que está sendo usado pelas empresas como fator estratégico para competir no mercado globalizado. Com isso está surgindo um novo perfil de empresa: "A Empresa que Aprende" ("Learning Organization").

As novas tecnologias de aprendizagem organizacional são caracterizadas por cinco disciplinas. Disciplina e um conjunto de práticas de aprendizagem, através das quais a pessoa se modifica, adquirindo novas habilidades, conhecimentos, experiências e níveis de consciência. As cinco disciplinas da aprendizagem organizacional são: (1) pensamento sistêmico, (2) domínio pessoal, (3) modelos mentais, (4) visão compartilhada e (5) aprendizagem em grupo.

O pensamento sistêmico consiste em perceber o mundo como uma rede integrada de relacionamentos. Como instrumento do pensamento sistêmico, Senge adotou a dinâmica de sistemas (de seu mestre Jay Forrester), desenvolvendo o conceito de arquétipos (padrões básicos de comportamento), tornando a técnica de modelagem de sistemas sociais mais acessível a não especialistas. Senge enfatizou os aspectos práticos do pensamento sistêmico, mostrando suas implicações para as atividades gerenciais e utilizando simulações para apoiar o planejamento e o treinamento.

O domínio pessoal é a capacidade fundamental para que um indivíduo possa perseguir seus próprios valores, em vez de ser levado pelas circunstâncias. Os elementos fundamentais do domínio pessoal são a percepção clara da realidade e a consciência firme dos próprios propósitos. A tensão entre a realidade percebida e a visão do ideal desejado é a fonte de energia transformadora que permite á pessoa agir e não apenas reagir. O domínio pessoal pode ser entendido, de forma mais profunda, como um crescimento espiritual.

O trabalho com modelos mentais reconhece que nossos conhecimentos, hábitos e crenças determinam nossa percepção e interpretação de tudo que acontece no mundo, nos negócios, na família, etc. Com o passar do tempo, nossos modelos mentais, que quase sempre são inconscientes, vão ficando inadequados e passam a prejudicar nossa capacidade de entender e agir de modo adequado. A disciplina de modelos mentais incorpora métodos para explicitar nossos modelos mentais, permitindo que nós mesmos os avaliemos e transformemos.

A visão compartilhada é o que une os grupos na ação. Quando os grupos possuem uma visão compartilhada, as pessoas se identificam com o grupo, sentindo-se estimuladas e unidas na busca de seus ideais. Uma visão só é verdadeiramente compartilhada na medida em que ela se relaciona com as visões pessoas doa membros do grupo.

A aprendizagem em grupo depende da interação autêntica entre as pessoas (o que o filósofo Martin Buber chamou de relação eu-tu), que de modo geral é desestimulada em nossa cultura. A própria educação, apesar de realizada em grupo, enfatiza o desempenho individual e a competição entre os alunos. A técnica fundamental da aprendizagem em grupo é o diálogo que, sendo cultivado na Grécia antiga por filósofos como Sócrates e Platão, acabou tendo sua forma original deturpada e esquecida em nossos tempos, sendo agora restaurado graças, principalmente, à iniciativa do físico David Bohm.

"A Quinta Disciplina" é uma leitura praticamente obrigatória para quem quer realmente entender os novos rumos da administração dos negócios. Por felicidade, Senge escreveu um livro pensando no leitor comum, evitando o jargão acadêmico e a enxurrada de citações. É um livro muito didático e agradável de ler. Recomendo que os interessados dêem preferência à última edição brasileira, cuja tradução foi revista, ou então o original em inglês (a primeira tradução em português saiu com muitos erros). Para quem quiser continuar o estudo, conhecendo recursos adicionais para implantação prática e fontes para pesquisa acadêmica, Senge providenciou um segundo livro, "A Quinta Disciplina – Cadernos de Campo", também já traduzido para o português. Acaba de sair em inglês um segundo complemento "The Dance of Change", que provavelmente será logo traduzido para o português.


Palestra no dia 06 de Outubro - Bloqueia sua agenda.


Slides da palestra para o Sicredi - Juina-MT !!!

Trabalho em Equipe - Veja até o final, muito bacana.

Reuniões explodindo de paixão e verdade !!! Sua reunião é assim??

O que falta para você começar a fazer reuniões cheias de paixão e amor junto ao seu time. Quando você vai começar a contagiar VERDADEIRAMENTE seu time em torno das metas.

Pare de se enganar e faça algo diferente.

Wendell Carvalho


Disciplina para mudar seu time.

Líderes, acabei de colocar esse vídeo no YouTube para compartilhar com vocês.
Veja e mostre para seu time.

Abraços.

Wendell Carvalho


Atendendo a pedidos mais uma TURMA DE LÍDERANÇA EM HOOLYWOOD !!!

Seu líder faz mais elogios ou críticas?

Um conferencista compareceu ante o auditório superlotado, carregando consigo um pequeno fardo.

Após cumprimentar os presentes, em silêncio, enfeitou uma mesa forrada com toalha branca de seda, com dezenas de pérolas que trouxera no embrulho e com várias dúzias de flores frescas e perfumadas.

Em seguida apanhou na sacola, diversos enfeites de expressiva beleza, e os distribuiu sobre a mesa com graça.

Logo depois, diante do assombro de todos, em meio aos demais objetos, colocou uma pequenina lagartixa, num frasco de vidro.

Só então se dirigiu ao público perguntando:

- O que os senhores estão vendo?

E algumas vozes responderam discordantes:

- Um bicho!

- Um lagarto horrível!

- Uma larva!

- Um pequeno monstro!

O conferencista então considerou:

- Assim é o espí­rito da crítica destrutiva, meus amigos! Os senhores não enxergaram o forro de seda branca que recobre a mesa. Não viram as flores, nem sentiram o seu perfume. Não perceberam as pérolas, nem as outras preciosidades.

Mas não passou despercebida, aos olhos da maioria, a pequena lagartixa...

E, sorridente, concluiu:

- Me pediram para subir a este palco para falar sobre crí­tica, portanto, nada mais tenho a dizer.

Quantas vezes não nos temos feito cegos para as coisas valorosas da vida e das pessoas? Se seu filho mostra seu boletim escolar repleto de boas notas, mas com apenas uma nota baixa em determinada matéria, qual é a sua reação? Você enfatiza e elogia as notas boas, ou reclama da nota baixa? Quando agimos assim, sem perceber, podemos estar contribuindo para a formação de uma geração que será caracterizada pelo que não são, e não por aquilo que são.

E assim acontece em muitas situações da nossa vida; em vez de focarmos nas flores e nas pérolas, colocamos nossa atenção na lagartixa.

Tente substituir a crí­tica pelo elogio e pelo reconhecimento. Você vai perceber que isso tornará a vida de todos, e principalmente a sua, muito melhor!



Slides do Liderança em Hollywood - 300

Galera ai esta o PPT do Liderança em Hollywood - 300.

Veja, faça o download, divulgue, mande para todo mundo.

Viva Rei Leônidas



Pergunta para o Líder



O ser humano é feliz quando resolve problema
ou quando cria problema ???



Plano de de Mudança - Seu primata dos infernos.

“Mudar... mas por que mudar? Ficar da forma como estamos é tão bom. Nada pior do que a mudança. Mudança gera trabalho extra e eu a muito tempo nem o trabalho básico ando fazendo com animo. Mudar pra que? Gosto da minha rotina e dos meus defeitos. Nada pode ser pior do que ter que fazer as coisas de maneira diferente. Nada é pior.”

Após ler essa introdução você deve estar pensando de duas formas: “sinto-me assim mesmo” ou “que bom que não me sinto assim”. Ter qualquer uma das impressões é plenamente compreensível e até certo ponto correta. Se sentir resistente a mudança é algo muito comum ao homem, pois sempre fomos resistentes as mudanças por motivos primários. O ser humano associa a mudança ao fato de ter que fazer algo mais trabalhoso do que antes da mudança, tendo esse paradigma o sujeito mesmo sem saber, acaba pensando como um primata que tinha de sair para caçar seu alimento a milhares de anos atrás. Quando o primata saia para caçar, ele sempre ia ao mesmo lugar caçar os mesmos animais com as mesmas ferramentas de caça. Seu maior objetivo era a caça e cuidar da prole. Pensando que deveria estocar caça para tempos difíceis, jamais pensava em mudar sua forma de caçar, pois estava muito ocupado caçando mais e mais... mudar seria loucura.

“Se tenho a caça dessa forma para que mudar?”

Para o primata o fato de ter de criar novas ferramentas geraria trabalho extra o que iria contra a premissa de caça e cuidados com a prole. Os primatas sempre tinham em mente a lei do menos esforço. Sempre viviam para como seus antepassados e não percebiam nenhum motivo para mudar aquilo.

“Mudar da muito trabalho e estou ocupado caçando e cuidado dos filhos.”

Sentir-se como a descrição do texto acima mostra que você tem ciência da sua resistência a mudança. E isso já é um enorme passo para ser uma profissional de sucesso. Se você disse após o texto inicial: “que bom que não me sinto assim” isso também já é um grande passo para ser um profissional de ponta.

Porém nos dois casos nada muda se você não tiver a atitude de mudar. Querer mudar de dentro para fora.

Ter a consciência de que você pode fazer algo muito melhor que faz se sempre perguntar para si mesmo:

Como posso melhorar “isso” que tanto me incomoda?

Ou ainda:

O que posso fazer para ser um profissional mais completo?

Eu sei que ser um profissional mais completo é algo importante para você. Estamos falando de querer ser um profissional de ponta e isso esta dentro de qualquer um.

Entender que a magia da vida esta em fazer as coisas com cada vez mais “paixão e entrega”. Adotar a mudança como uma rotina e mudar por opção é muito melhor do que mudar por medo. Imagine só ter de se ver obrigado a fazer um MBA só porque na sua empresa entrou um gerente mais novo e aparentemente com mais formação que você. Imagine ter de ir para a aula durante os 18 meses pensando naquele “gerente cretino”. Mas vamos mudar a visão sobre o mesmo fato imagine você mesmo ter escolhido fazer um MBA antes de sentir necessidade de fazê-lo. Pense como pode ser maravilho os resultados que você pode ter mudando pelo prazer e não pelo medo.

Mas o passo fundamental para isso e colocar todos os pontos a melhorar em um QUADRO DE MELHORIAS.

Sendo assim mãos a obra !!!

Clique nas imagens do post abaixo e salve-as no seu computador.

Depois preencha cada campo. Imprima das cópias e assine. Coloque uma cópia na cozinha da sua casa e outra na parede atrás da sua mesa.

Dicas para preencher os campos:

Competencia a ser trabalhada: Neste campo apontamos necessidades a serem trabalhadas em sua liderança. No exemplo acima a competencia COMUNICAÇÃO foi apontada como ponto a ser melhorado.

O que farei: Escrever uma curta frase que sintetise o que você fará em relação ao tema, no caso acima o tema é COMUNICAÇÃO DO LÍDER.

Quando farei: Neste campo você descreve com detalhes o que fará para realizar “O que farei”. Neste campo o ideal é que a descrição seja feita tão detalhadamente ao ponto de que se outra pessoas resolver realizar aquele ação não terá nenhum problema para tal. Detalhar é a palavra de ordem.

Meu prazo final: Neste campo você vai refletir é determinar uma data final para a realização dessa atividade. Este campo é de suma importancia se pensarmos que mais de 92% dos desejos das pessoas não são realizados simlpesmente porque as mesmas nunca deram ao desejo um prazo final para ser realizado. Seja realista quando for estipular esse prazo.

Meu presente: Esse é o campo da recompensa mutua, pois você pode dar uma prêmio para você ou ainda para alguém que você goste muito. Estabeleça um prêmio que seja motivador para você e para a pessoa que vai lhe cobrar sobre essa atividade. Motive-se!

Tudo muda exceto a própria mudança.

Heráclito (cerca de 540-470 a.C)

Tenha sucesso na vida. Viva com paixão !!!

Wendell Carvalho - Fator mutante: Metamorfo.


Plano de de Mudança - Seu primata dos infernos.




Navegação