Ordem do Dia

“Nenhum cavalo fica em qualquer lugar até que seja utilizado.
Nenhum Niágara gera luz e energia até que seja canalizado.
Nenhum vapor ou gás é utilizado até que seja conduzido.
Nenhuma vida se desenvolve com grandeza até que seja
focada, dedicada, disciplinada.”

Henry Emerson Fosdick


Pirâmide do Sucesso em Liderança por John Wooden


Clique na imagem para ampliar.

Mais 40 líderes arrepiando na SR !!!


Boa Noite a todos !!!
Em menos de 1 hora terá inicio mais um Liderança em Hollywood - Guerreiro Pacífico. Ingressos esgotados com uma semana antes do evento. Parabéns para todos os lideres que compraram seus ingressos.

Ai em baixo o CD-ROM exclusivo que os participantes ganharão. Ficou com vontade, não é?Janeiro tem mais.


Os slides da palestra estão mais a baixo e os vídeos estão no canal do YouTube (procure ao lado direito do blog).



Google Chrome OS - Vendas de forma criativa. Simples.

Sou loucamente apaixonado por pessoas que vende suas idéias de forma inovadora. O vídeos abaixo lança o sistema operacional da Google totalmente baseado em web. Muito bom a exposição das idéias. Simples. Simples. Simples. Como tudo deve ser. Simples.


Aqui o vídeo de lançamento do Google Wave


A produção é da Epiphoe clique e veja o site dos cara.


Minha opinião sobre a UNIBAN na voz de Luiz Carlos Prates

COMAGEP - 2º dia - AO VIVO !!!

Chegamos ao segundo dia do COMAGEP (Congresso Mato-Grossense de Gestão de Pessoas), um evento grande e para empresas de todos os tamanhos.

Bom, vamos ao que rolou ontem e hoje no evento.

O evento está contando com palestrantes do mais alto nível (Sônia Regina, Lorena Lacerda, Eduardo Cramello, Cabrera, Tiney Mesquita, Walter Longo e outros) o que melhora muito o nível de discução dos participantes, pois os mesmos são provocados a ter pensamentos inovadores sobre gestão em RH. Inovação é justamente o eixo central do congresso. Inovação.

Ontem facilitei uma oficina sobre Gestão do Processo de Inovação por parte do RH.

Como o RH pode gerir de forma SISTÊMICA a inovação dentro da empresa. Processo!!! Começo, meio, fim e recomeço.

Nos slides podem ver que usei um ótimo exemplo de Rowan Gibson que aponta o funcionário criativo como uma vela de ignição de um motor. O papel da vela em um sistema de ignição e fazer pequenas faíscas (dar idéias) e a do resto do motor e proporcionar de forma SISTÊMICA que essas faíscas tenham continuidade (combustão) e posteriormente movimento da empresa, ops quero dizer movimento do motor.

Percebe essa analogia. Vela = funcionário Motor = Sistema da Gestão da Inovação.

Veja essa idéia no slide abaixo.

Em minha opinião o ponto alto do dia foi à palestra do Eduardo Carmello que falou sobre Inovação e Resiliência. O cara é muito bom. Esta entre os melhores do mundo quando o assunto é resiliência. Clique aqui e conheça o site do cara.

Foi dele a frase mais relevante do COMAGEP até agora:

“Nada motiva mais uma equipe do que a coerência estratégica dos lideres”

Eduardo Carmello

Muito bom mesmo!!!

Amanhã vou gravar algumas idéias dos palestrantes em vídeos exclusivos. Não perca !!!

Se você não vai ao COMAGEP o Papodelider trás o COMAGEP para você. =)

Agora vou nessa. Tenho que ajudar meu filho com projeto do colégio.

Thundercats hooowww !!

32 Ferramentas para Gestores cuidarem do seu Negócio.

O risco para empreender é cada vez menor. A quantidade de ferramentas disponíveis para você abrir o seu negócio sem gastar muito é cada vez maior.

Você não precisa comprar PABX, você pode usar um PABX virtual; você não precisa comprar computadores, você pode usar computadores virtuais; você não precisa enviar mala direta, você pode usar e-mail marketing; você não precisa abrir investir em uma loja física, você pode começar o seu negócio no e-commerce; você não precisa abrir uma escola tradicional, você pode começar dando web-aulas.

Se você estiver disposto a abrir um negócio não-tradicional, você pode empreender com baixo custo.

Estamos na Semana Global do Empreendedorismo. Vamos rever as ferramentas de tecnologia disponíveis para te ajudar a empreender com muito pouco.

Telefonia. Jogue o seu preconceito com relação a telefonia virtual na lata do lixo. A telefonia sob internet é uma REALIDADE, e o mínimo de que você deve fazer é parar tudo e fazer uma análise das possibilidades. As opções:

1. Skype. Sem dúvida a mais famosa e mais usada ferramenta de telefonia sobre IP do mundo. Eu uso e gosto muito. Em 95% dos casos funciona perfeitamente bem. Recomendo.

2. Call Center Virual da Localweb. Se o Skype não satisfazer as necessidades de telefonia da sua empresa, você pode optar pelo Call Center Virual da Localweb. O produto é muito bom. Você pode cadastrar ramais virtuais, o sistema oferece diferentes relatórios e diversas funcionalidades.

Backup. Ninguém pode se dar ao luxo de perder os arquivos da empresa. Fazer backup é imprescinvível, e agora você existem ferramentas online muito bacanas para backpear os seus dados. As opções:

3. Mozy. O mais usado do planeta. Eu uso. É muito legal. 5 dólares por mês para você backpear automaticamente os arquivos do seu notebook. Show! A brincadeira começa com 2 gigas grátis. Experimente.

4. Carbonite. Se você quiser checar uma segunda opção, recomendo que você estude o Carbonite. O Carbonite funciona com o mundo Mac. O bicho sai por 55 dólares por ano. Backup ilimitado. É tão com quanto o Mozy, mas eu prefiro o Mozy.

Gerenciamento de Tempo. 9 em cada 10 brasileiros que trabalham dizem que o gerenciamento de tempo é um dos principais problemas que eles tem que lidar no dia-a-dia. A web disponibiliza várias ferramentas para facilitar o gerenciamento do tempo. As opções:

5. Google Calendar. Eu gosto muito. Eu uso. Você consegue compartilhar calendários com outras pessoas e está todo amarrando com o Gmail, caso você use os serviços da Google.

6. BackPack, software gringo show de bola da 37Signals que de tão simples de usar você até bate os pinos para se habituar. É muito legal. Eu já usei, não uso mais porque migrei há tempos para um software de CRM. Mas recomendo a você olhar.

7. Neotriad, software brasileiro da Triade do Tempo do Christan Barbosa. O software é baseado nas crenças do Christian sobre gestão de tempo. É bacana também, eu já testei. Não uso mais porque tô no CRM, mas recomendo que você conside a possibilidade. Se você é gestor de pessoas, e não necessariamente negócios, olhe o Neotrid.

Agora, gestor de pessoas e nada é quase a mesma coisa. Só gente ruim precisa de babá, zelador, bedel. Você tem que gerar negócios!

CRM. Imagino que a essa altura você deva estar curioso para saber o que é CRM e qual software eu uso. CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes, um buzzword de marketing que surgiu uns 15 anos atrás. CRM é um software obrigatório para 10 em cada 10 equipes de marketing, vendas e negócios. Software de CRM é tão barato hoje em dia que é uma verdadeira vergonha ser vendedor e não usar um. As opções:

8. ZohoCRM. Eu uso esse. O software é show de bola, tem integração com Outlook mas você também pode soltar emails de dentro dele. Até 3 usuários é GRÁTIS!

9. SugarCRM. CRM open source, grátis se você baixar o software e instalar no seu servidor. Grátis uma vírgula. Você precisa de alguém para configurar o Sugar e adequá-lo ao seu negócio. O software é gratis, mas você precisa de gente para mexer no bicho. Uma vez setada a coisa toda, você vai voar! Sugar é tão bacana quanto o Zoho.

10. Salesforce. O Salesforce é o mais famoso CRM do mundo. Os caras são os grandes responsáveis pela onda de Cloud Computing Web 2.0 na indústria de tecnologia. Quanto custa? 60 doletas por ano. Como o Salesforce é mais antigo, você encontra na web uma imensidão de softwares add-ons para turbinar o CRM.

Minha recomendação final sobre CRM:

- Se você tem até 10 funcionários, vai de Zoho.

- Se você tem até 50 vendedores, vai de Sugar.

- Se você tem a partir de 100 funcionários e tem ERP vai de Salesforce.

Recursos Humanos. Um dos maiores impeditivos para o empreendedor crescer está relacionado a contratar, manter e reter talentos. Mas a verdade é: para que você precisa de um vendedor full time, ou um marketeiro full time, ou mesmo uma recepcionista full time se não existe trabalho o tempo todo para eles? As opções:

11. Freela. O mais bacana portal de contratação de profissionais freelances criativos do Brasil. Publique o projeto que você deseja executar e selecione a galera. Muito bacana, já contratei pessoas por lá, e já fui contratado por lá. Além de ser um portal de pessoas, o Freela pode se transformar em um portal de negócios para você.

12. Elance. Tá precisando de pessoas para bombar a sua empresa lá fora? Confira o Elance. Um portal de gringos para você contratar por projeto.

A missão de todo brasileiro nesse século é: EXPORTAÇÃO! Vamos exportar nossos talentos, produtos, serviços, idéias. O Elance pode te ajudar nessa.

13. Catho. O tradicional portal brasileiro brazuca ainda é um excelente local para você encontrar pessoas. É baratinho.

14. MonsterBrasil. O Monster é o maior portal de recursos humanos dos EUA. Os caras se instalaram recentemente no Brasil e prometem arrebentar tudo. Eu ainda não usei, mas pretendo. Confira.

Gerenciador de Projetos. Há dez anos os softwares gerenciadores de projetos custavam uma fortuna e eram tão complicados de usar que simplesmente ninguém usava, a não ser os gerentes de projetos bem CDFs.

O gerenciador de projetos serve para reduzir os custos com pangarés na sua empresa. A idéia é todo mundo documentar o quê está fazendo no sistema. Dessa maneira você diminui a necessidade de fazer reuniões bestas para perguntar o quê cada um está fazendo ou deixando de fazer.

Gerenciador de Projetos é para gente grande, como todos os softwares que estou indicando aqui. O Empreendedorismo 2.0 requer pessoas com uma nova maneira de pensar e atitude com relação ao "patrão". Essa nova maneira de pensar é sobre SER CHEFE DE SI MESMO e ALTAMENTE RESPONSÁVEL por participar, colaborar e trazer negócios para a empresa.

A tecnologia criou possibilidades incríveis para você gerenciar os seus projetos na web. As opções:

15. Zoho Projects. O seu queixo vai ficar. O Zoho Project é fantástico, a lá Microsoft Project. Você cria, compartilha, colabora projetos com diferentes pessoas estejam elas onde estiverem. Uma fantástica revolução de gestão de atividades. Obrigatório. Uma pechincha. Eu uso.

16. Gantter. O software é tão simples que não tem muito o quê falar. Vai lá e confere.

17. Basecamp. Usado por milhões de americanos, o Basecamp é o gerenciador de projetos da 37Signals. O bichinho tem versão para iPhone. Você cria no PC e gerencia no iPhone. Simplesmente SHOW.

Comércio Eletrônico. O que dizer sobre comércio eletrônico? Eu posso dizer que não existe nada mais "cool" do que você estar sentado em uma cadeira de praia em um sábado de Sol checando os pedidos que entram na sua lojinha pelo iPhone.

O quê alguém aqui possa pensar que seja uma situação restrita para alguns, não é. Ferramentas para você criar uma loja não são mais o problema. As opções:

18. Localweb. A localweb está em todas, inclusive no comércio eletrônico. A loja deles é grátis, simples de setar e com funcionalidade básicas, mas avançadas para quem nunca vendeu nada pela web.

19. Fastcommerce. O sistema de loja virtual mais usado do Brasil. Milhares de pequemos lojistas usam a FastCommerce para automizar os seus negócios. Eu já usei, recomendo.

20. Ikeda. O melhor sistema de todos. Mas o melhor tem o seu preço, mas vale a pena.

Prospecção de Clientes. Os profissionais de comunicação estão chamando as redes sociais de "social mídia", eu chamo de ferrramentas para prospecção de clientes.

Outro grande desafio que todo empreendedor tem pela frente é a necessidade de prospecção de novos clientes e negócios.

Se você olhar a prospecção de novos negócios pela visão tradicional, você vai chegar a conclusão que não vai dar para começar a empresa porque é muito caro fazer marketing e divulgar a empresa.

Se você olhar a prospecção de clientes com a mente de Empreendedor 2.0 você vai descobrir que o custo para descobrir o nome de quem decide no marketing da Gessy Lever ficou muito barato. As opções:

21. Linkedin. A maior rede social profissional do planeta. Milhões de pessoas de todo o mundo tem perfil lá. Eu tenho. Para descobrir contatos e perfis de pessoas basta você fazer um search por nomes de empresas e posições. Participe também dos grupos de discussão, exponha suas idéias, mostre que você é uma autoridade nos assuntos relacionados aos produtos e serviços que você vende. Faça das redes sociais uma prioridade e você não vai se arrepender.

22. Projeto Zomo. Rede social para profissionais de tecnologia no Brasil. Criação recente da IT Mídia.

23. Rede Social da Exame PME. Se o seu cliente são os pequenos empresários, a sua participação ativa nessa comunidade é mandatória. Mais de 5 mil pessoas já participam.

24. Ning. Se quiser ir além, você mesmo pode criar a sua própria rede social e provocar pessoas a participar. "Pessoas de sucesso criam suas próprias redes de contato. Pessoas medíoores entram na rede dos outros", já dizia alguém muito famoso.

Finanças Online. Além dos sistemas de internet banking do teu banco, você tem alguns novos aplicativos surgindo para facilitar o gerenciamento online das finanças do empreendedor. As opções:

25. Organizze. Faça o lançamento de receitas e despesas em uma ferramenta que organiza para você os seus gastos. Muito bacana.

26. Mint.com. A inspiração do Organizze e tantos outros que estão surgindo nesses dias. Uma sucesso lá fora.

Fundos de Dinheiro. Além do seu banco e suas tradicionais taxas de juros, você tem na web alguns locais onde você pode descobrir excelentes fontes de investidores para o seu negócio. Dinheiro não é o fator mais importante quando o assunto é empreender. Toda empresa deve começar na garagem, passar pela fase de start-up, testar a idéia antes de entrar para uma fase onde dinheiro de verdade é necessário. As opções:

27. GoBigNetwork. Uma rede social gigante com venture e angel investidores.

28. Venture Capital FINPE. Portal brasileiros para empreendedores e investidores se encontrarem.

Palestras, Cursos e Workshops. Foi-se o tempo em que você precisava alugar salar de hotel, contratar coffee-break e recepcionistas de primeira linha para contar uma história para os seus potenciais clientes. Hoje você pode oferecer aos seus clientes um calendário de palestras pela internet por um custo absurdamente baixo.

Eu altamente recomendo que você comece a utilizar as ferramentas disponíveis para criação e oferta de web aulas para os seus clientes.

Educar o cliente sobre o que você vende é essencial para gerar senso de urgência no cliente. As opções:

29. GotoWebinar. Eu uso, aprovo e recomendo. Você paga 99 dólares por mês e pode fazer quantos eventos quiser com até 1 mil pessoas por evento. O que você está esperando?

30. Webex. A mais famosa ferramenta de web seminários da internet. Sem dúvida é muito bom, mas muito caro.

31. Aulavox. Ferramenta brasileira bacana e uma excelente opção para quem está começando em função do shopping de eventos que a Aulavox mantêm em seu web site.

32. DimDim. Ferramenta nova, muito boa e grátis até 20 usuários para sempre.

Tá ou não tá mais fácil empreender nos dias de hoje?

Fonte: Bizrevolution

Slides COMAGEP minha palestra sobre Gestão da Inovação.

Estarei no COMAGEP 2009.

Líderes estarei no COMAGEP 2009 (3º Maior Congressos de Gestão de Pessoas do Brasil) com uma oficina sobre Gestão da Inovação nas empresas. Amahã após a palestra já vou disponibilizar os slides aqui. Se for no COMAGEP de um pulo na Stand da SR, caso contrário eu posto aqui as melhores idéias da minha oficina.

No site da SR (no blog da SR) vamos colocar alguns vídeos com entrevistas de facilitadores e palestrantes durante o evento. Vale a pena conferir !!!

Vá ao COMAGEP faça network !!!

Abraços

Wendell Carvalho


Top of Mind é relevante?

Essa semana a RDM (revista de Mato Grosso) apontou os Top of Mind em Mato Grosso.
Ser mais lembrado é realmente relevante?
Ter sua marca no coração das pessoas seria melhor do que ter sua marca na mente das pessoas?
Se a resposta é sim, por que diabos ainda existe essa porcaria de Top of Mind?


Global Fórum America Latina - Cuiabá 2009

Demorei a postar o comentário sobre o Global Fórum de Sustentabilidade porque acabei viajando para finalizar uma formação de líderes aqui em Nova Mutum. Estou no hotel e agora sim vou escrever o que percebi sobre o evento.

Bom, o Fórum tem uma idéia fantástica de reunir pensadores de diferentes áreas da sociedade para desenhar ações de mudança sustentável para uma sociedade melhor. A idéia é muito boa e o que é mais bacana: Funciona.

Durante 2 dias tivemos a facilitação do mestre em Investigação Apreciativa Ronald Fry (co-criador do conceito de Investigação Apreciativa). Inglês de fala mansa e muito consciente. Acredito que o único ponto ruim do evento foi o fato do mesmo ter sido timidamente divulgado (sem outdoor, sem jornal, sem TV... sem nada) o que ocasionou diversas mesas vazias, mesas essas que poderiam estar sendo ocupada por pensadores que irião desenhar novas soluções para o Brasil do futuro.... mas, faze o que.... voltando ao evento.

Quando cheguei logo vi que cada mesa tinham 4 cores diferentes e cada profissional deveria sentar na mesa conforme a cor indicava. Toda mesa tinha de ter uma profissional da educação, um do governo, um membro da sociedade e um de empresa privada.

Genial. Vários pontos de vista sobre o mesmo problema. Sustentabilidade. “Como salvar nosso planeta dos seres humanos estúpidos.” Essa foi a máxima do evento. Ok, ok,ok... o estúpidos é por minha conta.

Em cada mesa junto com esses 4 profissionais estava um membro do SEBRAE anotando todas as idéias que tivemos em um notebook e as idéias já eram lançadas no site do evento.

Fizemos inúmeras atividades de criação e destruição de idéias, até que chegamos a uma idéia matadora. Quando o grupo percebeu que aquela sim seria uma grande idéia nós a transformamos em um plano de ação para que pudéssemos implantá-la na prática. Sem discurso. Sem desculpas.

A diferença deste evento para o TED, é que o TED fica na prática. Você escuta um bando de pensadores dizendo o que fazem ou fariam para salvar o planeta e depois você sai do evento e passa no Mc Donalds para comer o número 1, ou seja, porra nenhuma acontece.

No Global Fórum a coisa é prática. Ações concretas e imediatas.

Meu grupo definiu que a melhor idéia foi:

IMPLANTAR UMA NOVA DISCIPLINA CHAMA DE

CRIAÇÃO DE VALORES EM TODAS AS ESCOLAS DE CUIABÁ.

Uma disciplina extra que acompanhe a pessoa da 1ª série até o 3º ano.

Diminua a carga horária com biologia, física e química. Vamos focar em valores. Criação de valores.

Mudanças profundas em nossas crianças.

Só isso importa, o resto é farofa.


Curso Endurance - Toda Liderança tem um Início.


View more presentations from Brazil.

Seu cargo não é nada.


"Os tolos assumem para si o respeito
que é dado ao cargo que ocupam"
Esopo


Global Forum Cuiabá 2009 - Cobertura do Evento.

Galera, estou no Global Fórum que esta sendo realizado aqui em Cuiabá. A local do evento não tem suporte internet para todos os participantes (bem meia boca isso, mas vamos lá)... por isso não vou poder cobrir o evento on-line. Quando retornar para a SR vou postar as melhores idéias aqui no papodelider.

A idéia do Fórum é muito boa diversidade de profissionais desenhando ações para um futuro melhor.

Abraços

Wendell Carvalho


Ela quebra paradigmas enquando você é um bundão.

Perturbado, essa é a palavra. Fiquei perturbado.

Estou pesquisando sobre Ayn Rand a alguns meses e acabei de encontrar essa entrevista brilhantemente legendada por Luiz Mario de Belém-PA. Veja os 3 vídeos em ordem e depois vamos pensar sobre as idéias de Ayn Rand. Revolução pura. Vale cada segundo. Depois da entrevista um trecho de um filme que foi baseado em uma das suas obras.


trecho do filme A Nascente.




INOVAÇÃO. Cartão novo da SR. Demorou mas chegou.

Não somente dizemos que devemos inovar, nos inovamos. Novo cartão de visita da SR terá seu "recheio" customizado de acordo com cada cliente.



Prepare-se para receber um cartão customizado com a sua cara...

Seus funcionários não resolvem os problema?

Chefe, chefe temos um problema enorme com o cliente que veio aqui agora pela manhã.

Qual o problema?

Entregamos o pedido de forma errada.... o que devemos fazer?

Como você já pensou em solucionar isso?

Mas chefe você que sempre resolve tudo... heee bem eu não sei...

Se estivesse no meu lugar o que faria?

Bem, acredito que devemos resolver o mais rápido essa situação para não perdermos a conta daquele cliente.

Então o que você deve fazer?

Tenho que ligar para ele e avisar do acontecido...

Você já tem a solução para o problema?

Verdade. Ainda não tinha pensado nisso. Bom primeiro vou verificar com a logística para buscar a carga errada agora mesmo e já aviso para o cliente do problema e da solução.

Você acredita que isso solucionaria o problema?

Sim, sem duvida chefe.

Então quer dizer que nunca tivemos um problema?

Não chefe claro que tivemos... A carga foi errada...

Mas neste tempo todo onde a resposta para esse problema estava?

Bem.... estava comigo?

Sim, estava com você. Você tem as respostas. Eu só ajudei você a encontrá-las.


Escuta Ativa com Perguntas Inteligentes você aprende no

LÍDERANÇA EM HOLLYWOOD - O Guerreiro Pacífico dia 26 de Novembro.

Veja detalhes no folder ai em baixo.


Abaixo um vídeos que vão rolar no Workshop... participe!



Navegação