Ordem do dia.

"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional."
(Roger Crawford)


IPad está entre nós.

A Apple faz história mais uma vez. Designe, conectividade, inovação.
Muitas empresas tem tablet mas o tablet da maçã é diferente.

O lance da Apple não é criar nada. Ela melhora o que os outros iniciam. Mas a equipe de S.Jobs faz isso de uma forma tão "fodastica" que eles acabam definindo o mercado onde resolvem atuar. Foi assim com mp3 (ipod), com celular (iphone), com notebook (iMac)e agora com tablet (Ipad). Eles entram a mudam o ton da música.

O preço nos EUA não está ruim não. Com venda iniciando a 499 dólares da até para pensar em comprar o danado. Imagina apresentar um projeto de treinamento para uma empresa num bicho desse... afff muito bacana. Abaixo um vídeo promo do IPad. Nasceu o Kindle killer. Seja o que Deus quiser.

O Êxito através da Atitude Mental Positiva - John Maxwell

No começo dos anos 70, tive a oportunidade de escutar um discurso do senhor W. Clement Stone, co-autor de um dos livros de motivação de maior vendas em todos os tempos, “O Êxito através da Atitude Mental Positiva.”

Com 6 anos, Stone vendia jornais nas ruas de Chicago, para ajudar a sua mãe, viúva, com o pagamento do aluguel. Quando tinha 13 anos, já tinha sua própria banca de jornais. Depois, com 100 dólares economizados, com muito esforço, fundou o que se converteria em um império de seguros multimilionário, em dólares.

Sua própria história - de pobre a rico - convenceu-o de que, com uma atitude mental positiva, qualquer um podia converter-se em bem-sucedido. A fórmula que ele compartilhou conosco esse dia não dava capacidade à demora: “Quando você acordar de manhã, comece com uma frase, “faça-o agora, faça-o agora, faça-o agora, faça-o agora,” disse, acrescentando que deveríamos repetir essas duas palavras 50 vezes na manhã e 50 vezes antes de ir à cama.

A mensagem que ele quis deixar em nossas mentes era singela: se você quer ser bem-sucedido, não o deixe para amanhã. Faça-o agora mesmo.

Stone, que morreu em 2002 com 100 anos, foi um excelente exemplo do poder de começar. Ele não permitiu que obstáculos significantes o dissuadissem de converter-se em bem-sucedido, pois ele entendeu que a viagem das mil milhas realmente começa com um passo.

Eu não sei o que você necessita para começar. Pode ser que seja um programa MBA (Master in Business Administration), um curso para aprender outro idioma, um programa de liderança, um regime de exercícios, uma nova maneira de dirigir as reuniões, atualizar seus processos de contratação ou a busca de um novo emprego. Não importa o que seja. Somente comece agora.

Se você ainda está duvidando, me permita lhe dar mais três razões do por que você deve começar agora:

1- Comece agora porque hoje é importante:
A frase – hoje é importante – não é somente o título de meu livro mais recente. Representa uma profunda convicção que tenho para tomar emprestado uma linha de Benjamim Franklin, “Um hoje vale duas manhãs.” Isto é o que eu acredito. A maioria das pessoas – incluindo muitos líderes – exagera o ontem, subestimam o amanhã e o hoje. O fato é que os “bons velhos tempos” nunca foram tão bons como nós os recordamos, e o amanhã, freqüentemente, não é tão produtivo como nós pensamos que será. Hoje é o dia que importa, o dia com o potencial maior para o lucro.

2- Comece agora e remova a maior barreira de seu êxito:
Sabe você qual é essa barreira? É do que W. Clement Stone nos advertiu: Demorar . Qualquer um que presume a respeito do que vai fazer amanhã provavelmente fez o mesmo ontem. Meu amigo Dick Biggs fez um profundo comentário, um dia enquanto almoçávamos juntos: “John”, afirmou. “Permita-me dizer qual é a brecha maior. É aquela que está entre saber e fazer”, complementou. Isso é tão certo.

3 - Comece agora porque é a porta aberta para a oportunidade:
O trabalho que nunca começou é o que se leva mais tempo em terminar. Deixe-me dizer algo: você não pode ganhar, se você não começar. Você deve passar pela porta da oportunidade quando esta se abre para você, porque você não sabe quanto tempo vai permanecer aberta ou se voltará a abrir. Eu gosto desta declaração da Karen Lamb: “dentro de um ano você pudesse desejar o ter começado hoje.” Essas são palavras fortes de advertência, especialmente para as pessoas que estão relutantes. Começando pelo fato de estarem cômodas com sua condição, assim, temem seu fracasso ou não querem iniciar o esforço.

Isto ressalta um problema que se sobressai no mercado do século XXI: nós queremos o reconhecimento do êxito sem antes pagar seu preço. Infelizmente, como afirmou Seth Godin, autor do Purple Cow e Permission Marketing, no exemplar do Fast Company, em maio do 2003: “você não pode ter um sem o outro.”

“Você não ganha uma medalha olímpica de ouro, com poucas semanas de treinamento intensivo,” escreveu Godin. “As coisas não se dão da noite para o dia. Todas as grandes companhias, todas as grandes marcas, todas as grandes carreiras foram construídas exatamente da mesma maneira: pouco a pouco, passo a passo.”

Em outras palavras, não existe uma solução mágica para o êxito. Mas se houver um primeiro passo, ele é o começar. Não amanhã, mas hoje. Não a próxima semana, mas é agora.

Anne Frank disse: “que maravilhoso é que não precisemos esperar um só minuto para começar a melhorar a nós mesmos e nosso mundo.”

Comece a melhorar-se hoje, e o resto será história.

Por: John Maxwell

O Líder Sustentável - Luiz Cabrera no COMAGEP 2009

Já ouviu falar sobre O Líder Sustetável?? Durante o evento COMAGEP 2009 Luiz Cabrera falou sobre esse tema. Simplesmente Genial!!! COMAGEP 2010 vai ser ainda melhor não perca. Abaixo 5 Trechos da palestra do Headhunter e colunista da VOCÊ S/A. Muito bom mesmo. Confira os 5 vídeos.Para ouvir mais sobre o líder sustentável na voz do mestre Cabrera clique aqui.







As melhores perguntas do mundo - Twitter


Clique na imagem para ampliar.
Essas perguntas estou no mei Twitter. Siga-me clicando aqui.




Perguntas que chegam do FormSpring - formspring.me

Como um lider religioso se adaptaria as

lições de lideranças ensinadas aqui?

Um líder é um líder independente do "ramo de atuação". Liderar é fazer com que um grupo de pessoas chegue a determinado lugar ou objetivo (meta) e a grande maioria estejam satisfeitos com aquilo. Para que um líder consiga ter sucesso nessa tarefa ele deve seguir quatro etapas: INSPIRAR CONFIANÇA, ESCLARECER PROPÓSITOS, ALINHAR SISTEMAS E LIBERAR TALENTOS.

INSPIRAR CONFIANÇA: Um líder deve liderar pelo poder moral e não pelo poder formal. Ele deve fazer com que as pessoas confiem nele. O líder deve sempre ser justo, deve sempre fazer o que fala, o líder deve inspirar confiança sempre.

ESCLARECER PROPÓSITOS: Quando as pessoas estiverem confiando no líder, o mesmo deve esclarecer propósitos, ou seja, deixar claro para todos para onde a empresa esta indo. Mostrar quais vão ser as medidas de direção. Como todos vão saber se estamos chegando ou não na nossa Visão. Como todos vão saber se estamos ou não cumprindo diariamente nossa missão. Jack Welch ex-CEO da GE dizia que em sua gestão na GE se ele acordasse um funcionário das 3 da manhã e perguntasse: Qual a nossa meta? O funcionário tinha que saber na ponta da língua. O Líder deve deixar muito claro onde quer chegar para todos. Todos devem saber disso o tempo todo. Todos devem saber se estamos ganhando ou perdendo.

ALINHE SISTEMAS: Após os 2 primeiros passos o líder deve mostrar quais são as premissas que vão nortear o trabalho diário. O que deve ser feito por cada um. O que se espera de cada um. Desta forma o líder pode criar junto com cada membro do time placares que apontem o desempenho de um funcionário ou de um setor por exemplo. Alinhar sistemas é deixar claro para todos o que deve ser feito, como fazer, o que se espera e de como o resultado será acompanhado. Imagine ter uma tela de LCD de 52 polegadas na saída da empresa, onde todos possam ver como foi o desempenho de todos em forma de gráfico naquele dia. Isso parece duro para pessoas que enrolam no trabalho, não para pessoas orientadas para resultado.

LIBERE TALENTOS: Após os 3 primeiros passos o líder deve sistematicamente liberar os talentos do seu time. Liberar talentos tem a ver com identificar o que há de mais valioso em cada um e dar chance para que eles possam mostrar o que tem de melhor. Tem a ver com valorizar o funcionário pela sua competência, não pelo fato de você ser amigo dele ou sair para tomar uma cerveja no final do dia. Liberar talentos é o que mantem o funcionário motivado dentro da empresa. É quando você mostrar para ele o que ele pode fazer para usar toda aquela criatividade no site da empresa. Como usar todo a sua preocupação com segurança para desenvolver um projeto de Prevenção de Perdas e Segurança no Trabalho. Como usar o seu gosto pela leitura para contaminar os outros colegas de trabalho. Como isso o líder melhora em muito o sentimento de propósito da pessoa. O líder começa a fazer com que todos pensem em algo mais amplo. Algo maior. Algo mais nobre. Isso funciona para todos os líderes do planeta. Desde um grupo adolescentes que jogam bola até o CEO da GE.

Liderança é resultado sustentável. Nada mais do que isso.

Abraço.

Wendell Carvalho

O mundo é movido por perguntas, então faça uma grande pergunta AGORA !


Não seja uma vítima no trabalho. Seja seu líder.

A percepção que temos da realidade é fabulosa. Fabulosa mesmo. Tudo pode ser o que acreditamos e quisermos que seja. Durante nossas vidas acordamos, fazemos escolhas, enxergamos as coisas da forma como queremos e voltamos a dormir. Simples assim. Mas a grande sacada da vida é COMO nós vemos as coisas ao nosso redor. Como interagimos com situações, imagens, sensações e tudo mais. Como percebemos tudo isso.

Uma das coisas mais profundas que já li e estudei é o entendimento que o ser humano tem o PODER DA ESCOLHA.

O ser humano tem o poder de escolher a melhor resposta para todas as situações que acontecem ao seu redor. Vamos pensar na seguinte situação: Você tem uma reunião de resultados com seu diretor. Ao entrar na sala ela joga um relatório na mesa, onde segundo ele, o desempenho da sua equipe é ridículo. Neste momento ele começa é colocar em “xeque” sua competência como líder de equipes e aumenta o tom de voz. O clima fica cada vez mais tenso. E ele olha nos seus olhos e pergunta: porque isso aconteceu? Porque sua equipe não chegou ao resultado esperado?

Neste momento você tem a escolha de dar a melhora resposta para a situação.

A “situação” é o sentimento que se formou dentro de você naquele momento. Essa vontade de fazer alguma coisa ou falar algo é o primeiro impulso para a resposta que você vai dar para a situação. Todos ser humano tem que dar uma resposta para todas as situações no seu dia-a-dia. No caso descrito acima você poderia dar 3 “respostas” para a situação:

Se portar como Vidro: Ficar muito triste com a situação. “P... merda esse gerente desmotiva qualquer um. Deste jeito não da para trabalhar. Todo mundo erra e ele só vê meus erros.”

Se portar como mola: Justificando e colocando a culpa em outras pessoas ou situações. “Mas também a equipe é horrível e outra coisa... você nunca me ajudou a treinar esse pessoal. O preço que estamos praticando é uma piada. Não tem lógica. A empresa não ajuda.O mercado é muito ruim.”

Se portar como bambu: Refletir sobre o que de melhor você pode tirar daquela situação. “Concordo que não chegamos aos resultados. Deveria ter acompanhado mais de perto a equipe neste sentido. Acredito que eles devam ser treinados com mais atenção. O que o senhor acredita que posso fazer para melhorar esse resultado no próximo mês? Onde posso melhorar? Que tipo de estratégia poderia fazer nos próximos meses para mudar o jogo.”

Nos 3 casos as respostas são totalmente diferentes e a escolha de cada uma está ligada a seu nível de proatividade, ou seja, escolher a melhora resposta sempre. Para tudo.

Se bateu o carro... não fique bravo. Não vai ajudar em nada. ESCOLHA A MELHOR RESPOSTA: Ficar feliz por não tem morrido.

Se perdeu a carteira... não fique bravo. Não vai ajudar em nada. ESCOLHA A MELHORA RESPOSTA: Fique feliz por ter um emprego e poder ganhar tudo novamente no mês que vem.

Se seu chefe te da "fodeback" em reuniões de metas... não fique bravo. ESCOLHA A MELHORA RESPOSTA: Você pode mudar suas ações para o mês que vem e melhorar os resultados. Você pode trocar pessoas do seu time. Você pode pedir demissão e falar “umas verdades” para seu chefe. Você só não pode reclamar pelos cantos, ficar triste e não escolher a melhor resposta para esse sentimento.

O que deve ficar claro é que você tem o PODER DE ESCOLHER a melhor resposta e ficar bem sempre.

Pense sempre na seguinte sentença:

O que ganho me comportando assim?

Faça esse questionamento pelo menos umas 337 vezes ao dia. Tudo está ligado à forma como vemos cada situação. Vemos de forma diferente e escolhemos de forma diferente. Escolha sua resposta hoje. Seja feliz. Não seja uma vítima.

O vídeo abaixo mostra como funciona a percepção das coisas. Uma bicicleta não é somente uma bicicleta. Principalmente na África.


Sua equipe é criativa? Não? Então, como líder o azar é seu.

Um estudo feito pela Norwegian School of Management indica caminhos que pode ajudar empresas a estimular a criatividade e, por tabela, ajudar nos negócios. O trabalho foi conduzido por Oyvind L. Martinsen, professor de Business Intelligence.

Ele pondera que criatividade é um pré-requisitivo para a inovação, o que é uma estratégia para levar uma companhia a ganhar mais prestígio e dinheiro. "Não há nada de místico em relação à criatividade. Tudo se trata de criar pensamentos, ideias e produtos úteis, no mais amplo sentido da palavra. E essa novidade pode ser útil agora ou no futuro", declarou em seu trabalho.

Para checar os fatores que auxiliaram a impulsionar o lado criativo, Martinsen buscou características comuns a inventores, artistas, desenvolvedores e cientistas. Ele também investigou o que líderes empresariais podem fazer para incentivar esse lado nas corporações.

O primeiro ponto, segundo Martinsen, é realmente ter desejo de gerar mais criatividade. Em suas palavras, isso é mais fácil de falar do que aplicar. Esse anseio, quando genuíno, tem impacto sobre o papel de liderança em uma companhia. "Obviamente, alguns têm personalidade mais criativa do que os demais. Durante o processo de seleção de pessoal, as empresas devem identificar candidatos que tenham talento criativo", disse.

As características dessas pessoas, em geral, são: inteligência acima da média, flexibilidade, gosto pelas novas ideias e facilidade para tê-las. Pela análise dos traços de personalidade dos quatro perfis que Martinsen estudou, o professor de Business Intelligence afirmou ainda que indivíduos criativos estão mais dispostos a novas experiências, têm imaginação bem vívida e habilidade para associar diversas ideias. Os artistas seriam menos estáveis do ponto de vista emocional, em relação aos outros três tipos (inventores, desenvolvedores e cientistas).

Por outro lado, Martinsen apontou que nenhum dos quatro perfis estudados é de fácil relacionamento. Eles podem ser teimosos ou competitivos. As pessoas criativas com um perfil mais artístico tendem a ser pouco sistemáticos, o oposto do que ocorre com os cientistas e os empreendedores.

Ambiente preparado para a criatividade

Martinsen salientou que contratar profissionais com esse lado mais desenvolvido não é o suficiente para a empresa. Para incentivar a criatividade, ele indicou seis fatores que podem tornar o ambiente mais adequado para isso:

1. Os profissionais devem sentir que as tarefas do trabalho são desafiadoras
2. Eles precisam ter uma experiência positiva ao colaborar com seus colegas
3. Os chefes têm de demonstrar que apóiam fortemente a criatividade
4. Os empregados devem ter um bom relacionamento com seus superiores imediatos
5. Estímulos intelectuais e à variedade precisam ser promovidos
6. É importante haver a vontade de se arriscar e também de ser flexível



Pergunta para o líder.


Quantas vezes você tem que
perguntar "QUANDO" durante uma reunião??


Sem Feedback não existe evolução - O coach mais caro do mundo é quem diz.

Materia da Época Negócios sobre coach e a importância de feedback no processo de melhoria.
Clique para ampliar e leia. A propósito, a Época Negócios fez uma revista muito melhor que a Você S/A em Dezembro.

2010 SOMENTE PARA QUEM SABE VER.

FELIZ OLHAR NOVO!!!
(Carlos Drumond de Andrade)

O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.
O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse
o AQUI e o AGORA.
Claro que a vida prega peças.
É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais... mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?
Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho?
Quero viver bem. 2009 foi um ano cheio.
Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões.
Normal.
Às vezes se espera demais das pessoas.
Normal.
A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou.
Normal.
2010 não vai ser diferente.
Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
O que eu desejo para todos nós é sabedoria!
E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência!
Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim...
Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passe-o para a categoria 3, a dos amigos. Ou mude de classe, transforme-o em colega. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.
O nosso desejo não se realizou?
Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa prá esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro:
CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE).
Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.
Desejo para todo mundo esse olhar especial.
2010 pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro.
2010 pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular...
ou.... Pode ser puro orgulho!
Depende de mim, de você!
Pode ser. E que seja!!!

FELIZ OLHAR NOVO!!!
Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!"

Navegação