Acabei de realizar uma atividade com uma equipe de Logística de uma conhecida empresa de Cuiabá. Falamos durante 2 horas sobre Visão Sistêmica e utilizamos vídeos e dinâmicas, porém algo me chamou atenção.... A enorme dificuldade que as pessoas tem de chegarem a REAL CAUSA de alguns problemas.
Segundo Ishikawa, todo problema tem causas e efeitos, por exemplo, meus funcionários estão totalmente desmotivados após o primeiro semestre do ano. Isso é um problema, ok?
Ninguém quer ter uma equipe desmotivada. Mas vamos pensar um pouco além...
O que eu devo fazer?
1 – Contratar uma palestra de motivação?
2 – Aumentar o bônus para cumprimento da meta?
3 – Cortar o cafezinho, pois só vai tomar café quem estiver com um sorriso no rosto?
4 – Escolher um funcionário para crucificá-lo e colocar nele toda a culpa pelo desanimo da equipe?
Se você escolheu algumas das respostas acima... muito cuidado. Pensando nas respostas acima estamos atuando sobre o efeito do problema, pois o desanimo da equipe foi causado por alguma coisa, e a pergunta que fica é:
O QUE ESTÁ CAUSANDO ESSE DESANIMO?
Todo líder deve se preocupar sempre com a Causa do problema e não com seus efeitos... os efeitos são necessário somente para entender a Causa.
No exemplo da desmotivação da equipe o líder deve descobrir o que realmente está desmotivado seu time, e uma ótima técnica para essa investigação é a TÉCNICA DOS 5 PORQUES.
A técnica dos 5 Porques (why-why) foi desenvolvida na Toyota no “buummm” da Qualidade Total. Eles a utilizavam para localizarem a possível origem para alguns problemas. Essa simples e poderosa técnica permite com perguntas chegar na origem ou muito próximo da origem de qualquer problema. Vamos pensar na seguinte situação, o dialogo entre um Diretor de Operações e um Gerente de Vendas. O Gerente de vendas entra na sala do Diretor de Operações e diz:
“Chefe, minha equipe esta muito desanimada, temos que dar uma injeção de animo neles. Pensei em colocar um bônus atrelado a meta para ver se movimentamos o pessoal. O que acha?”
O Diretor retruca: “Que bom que percebeu que você necessita fazer algo, mas.... vamos pensar sobre a real fonte de desanimo para sua equipe?”
O Gerente surpreso diz: “Claro, estou louco para saber o porque de tamanha desmotivação”
O Diretor: “PORQUE você acredita que sua equipe esteja desmotivada nos últimos tempos?”
O Gerente: “Ela está desmotivado porque eles não se divertem mais no ambiente de trabalho... está todo mundo muito sério?”
O Diretor: “Mas PORQUE você acredita que em pouco tempo eles tenham ficado muito sérios?”
O Gerente: “Não sei bem o porque, mas isso tem acontecido de duas semanas pra cá. Eles parecem ter se fechado para brincadeiras”
O Diretor: “Mas PORQUE eles se fecharam para brincadeiras?”
O Gerente: ”Poxa vida, acho que foi porque alguns dias atrás eu falei na frente de todo mundo com o Marcelo sobre a postura dele junto a alguns clientes e acabei sendo muito duro em chamar a atenção dele na frente de todos.”
O Diretor: “Mas PORQUE você foi muito duro com ele?”
O Gerente: “Acredito que não tive muito técnica e tato para falar com ele com mais jeito, sabe... não me sinto confortável para pontuar erros com meus funcionários”
O Diretor: “Mas PORQUE você não tem essa técnica para falar com colaboradores?”
O Gerente: “Acho que é porque eu nunca procurei ler nada sobre isso... ou fazer algum curso ou até mesmo falar com você. Acredito que posso ler um pouco mais sobre o assunto e melhorar essa minha comunicação com eles. Antes da leitura vou pedir desculpas para o Marcelo.”
Pronto, com 5 perguntas o Diretor levou o Gerente a possível raiz do problema. Ficou claro que a solução não era um bônus maior em vendas e sim um líder que soubesse dar um Feedback mais eficaz.
A causa do problema era NÃO TER CONHECIMENTO SOBRE FEEDBACK.
O efeito do problema era DESMOTIVAÇÃO DA EQUIPE.
Se o gerente desse um bônus maior para a equipe ele poderia motivar momentaneamente seu time, pois essa motivação iria até o momento onde ele necessitasse dar outro Feedback em algum colaborador. Atuar na raiz do problema é como sair do paradigma do farmacêutico, que faz pequenos curativos e ir direto para uma cirurgia profunda como um bom médico.
Utilizar os 5 PORQUE pode ajudar muito você e sua equipe a encontrarem soluções para problemas simples ou complexos.
Se daqui para frente você tiver algum problema que não veja solução, vou te perguntar o seguinte:
PORQUE você não usa a técnica dos 5 PORQUES?