Onde está a CAUSA REAL dos problemas da minha empresa?


Acabei de realizar uma atividade com uma equipe de Logística de uma conhecida empresa de Cuiabá. Falamos durante 2 horas sobre Visão Sistêmica e utilizamos vídeos e dinâmicas, porém algo me chamou atenção.... A enorme dificuldade que as pessoas tem de chegarem a REAL CAUSA de alguns problemas.

Segundo Ishikawa, todo problema tem causas e efeitos, por exemplo, meus funcionários estão totalmente desmotivados após o primeiro semestre do ano. Isso é um problema, ok?

Ninguém quer ter uma equipe desmotivada. Mas vamos pensar um pouco além...

O que eu devo fazer?

1 – Contratar uma palestra de motivação?

2 – Aumentar o bônus para cumprimento da meta?

3 – Cortar o cafezinho, pois só vai tomar café quem estiver com um sorriso no rosto?

4 – Escolher um funcionário para crucificá-lo e colocar nele toda a culpa pelo desanimo da equipe?


Se você escolheu algumas das respostas acima... muito cuidado. Pensando nas respostas acima estamos atuando sobre o efeito do problema, pois o desanimo da equipe foi causado por alguma coisa, e a pergunta que fica é:

O QUE ESTÁ CAUSANDO ESSE DESANIMO?


Todo líder deve se preocupar sempre com a Causa do problema e não com seus efeitos... os efeitos são necessário somente para entender a Causa.

No exemplo da desmotivação da equipe o líder deve descobrir o que realmente está desmotivado seu time, e uma ótima técnica para essa investigação é a TÉCNICA DOS 5 PORQUES.

A técnica dos 5 Porques (why-why) foi desenvolvida na Toyota no “buummm” da Qualidade Total. Eles a utilizavam para localizarem a possível origem para alguns problemas. Essa simples e poderosa técnica permite com perguntas chegar na origem ou muito próximo da origem de qualquer problema. Vamos pensar na seguinte situação, o dialogo entre um Diretor de Operações e um Gerente de Vendas. O Gerente de vendas entra na sala do Diretor de Operações e diz:

“Chefe, minha equipe esta muito desanimada, temos que dar uma injeção de animo neles. Pensei em colocar um bônus atrelado a meta para ver se movimentamos o pessoal. O que acha?”

O Diretor retruca: “Que bom que percebeu que você necessita fazer algo, mas.... vamos pensar sobre a real fonte de desanimo para sua equipe?”

O Gerente surpreso diz: “Claro, estou louco para saber o porque de tamanha desmotivação”

O Diretor: “PORQUE você acredita que sua equipe esteja desmotivada nos últimos tempos?”

O Gerente: “Ela está desmotivado porque eles não se divertem mais no ambiente de trabalho... está todo mundo muito sério?”

O Diretor: “Mas PORQUE você acredita que em pouco tempo eles tenham ficado muito sérios?”

O Gerente: “Não sei bem o porque, mas isso tem acontecido de duas semanas pra cá. Eles parecem ter se fechado para brincadeiras”

O Diretor: “Mas PORQUE eles se fecharam para brincadeiras?”

O Gerente: ”Poxa vida, acho que foi porque alguns dias atrás eu falei na frente de todo mundo com o Marcelo sobre a postura dele junto a alguns clientes e acabei sendo muito duro em chamar a atenção dele na frente de todos.”

O Diretor: “Mas PORQUE você foi muito duro com ele?”

O Gerente: “Acredito que não tive muito técnica e tato para falar com ele com mais jeito, sabe... não me sinto confortável para pontuar erros com meus funcionários”

O Diretor: “Mas PORQUE você não tem essa técnica para falar com colaboradores?”

O Gerente: “Acho que é porque eu nunca procurei ler nada sobre isso... ou fazer algum curso ou até mesmo falar com você. Acredito que posso ler um pouco mais sobre o assunto e melhorar essa minha comunicação com eles. Antes da leitura vou pedir desculpas para o Marcelo.”

Pronto, com 5 perguntas o Diretor levou o Gerente a possível raiz do problema. Ficou claro que a solução não era um bônus maior em vendas e sim um líder que soubesse dar um Feedback mais eficaz.

A causa do problema era NÃO TER CONHECIMENTO SOBRE FEEDBACK.

O efeito do problema era DESMOTIVAÇÃO DA EQUIPE.

Se o gerente desse um bônus maior para a equipe ele poderia motivar momentaneamente seu time, pois essa motivação iria até o momento onde ele necessitasse dar outro Feedback em algum colaborador. Atuar na raiz do problema é como sair do paradigma do farmacêutico, que faz pequenos curativos e ir direto para uma cirurgia profunda como um bom médico.

Utilizar os 5 PORQUE pode ajudar muito você e sua equipe a encontrarem soluções para problemas simples ou complexos.

Se daqui para frente você tiver algum problema que não veja solução, vou te perguntar o seguinte:

PORQUE você não usa a técnica dos 5 PORQUES?


Está complicado trabalhar? Mantenha a inspiração.

Como manter o foco e a inspiração em tempos difíceis...

"Nenhum pessimista jamais descobriu o segredo das estrelas ou navegou para terras desconhecidas, ou abriu novos caminhos para o paraíso", observou Helen Keller. Neste mundo confuso em que vivemos, uma dose saudável de otimismo vai nos ajudar a lidar com os desafios diários, mantendo-nos inspirados mesmo diante das dificuldades. Mas somente o hábito do pensamento positivo não é suficiente. Para realmente superar os obstáculos inevitáveis que aparecerão em seu caminho, você deve aprender estratégias específicas para gerenciar contratempos e transformar as dificuldades em força. Robin Sharma, autor de Mega-living (ainda sem tradução no Brasil) e sócio da Sharma Leadership International, oferece-nos este mês cinco pontos para manter a motivação, a inspiração e o foco ao lidarmos com dificuldades:

1. Procure pelas oportunidades: O grande filósofo motivacional Napoleon Hill disse certa vez que cada dificuldade em nossas vidas contém uma semente de oportunidade equivalente. A pessoa de caráter verdadeiro tem a coragem de encontrar essa semente e aproveitá-la, de forma a caminhar para novos níveis de sucesso. Problemas fazem parte da nossa vida. As únicas pessoas que não têm com o que se preocupar estão enterradas. Ao defrontar-se com um aparente fracasso ou rejeição, pergunte-se simplesmente: "O que posso aprender com isso?". Use então essa experiência para crescer de forma mais eficaz no que você faz. Lembre-se de que o fracasso é a estrada do sucesso. Como notou J.P. Guilford: "Viver é ter problemas, e resolver problemas é crescer intelectualmente".

2. Visualize um dia melhor: Uma das melhores e mais poderosas maneiras de manter o foco e as energias ao deparar-se com um problema é simplesmente fechar os olhos e visualizar um dia em que tudo será muito melhor. Visualize as coisas indo do jeito que você gostaria que fossem. Mentalize esse mundo ideal acontecendo de forma vívida, e conecte-se emocionalmente com a sensação de bem-estar que você terá uma vez que chegar lá. Jonas Salk, criador da vacina antipólio, disse certa vez: "Eu tive sonhos, e eu tive pesadelos. Eu superei meus pesadelos por causa dos meus sonhos". Ao ancorar-se com uma visão positiva do futuro, você se manterá motivado, não importa quão dura seja a sua realidade atual.

3. Conecte-se à verdade: Existe certas "verdades" e "leis naturais" do sucesso que não mudam com o passar dos anos. Infelizmente, com o ritmo acelerado em que a maioria de nós vive atualmente, freqüentemente perdemos de vista essas verdades, como por exemplo: "Antes de toda grande vitória existem grandes adversidades" ou "Aprendemos e crescemos com nossos maiores fracassos" ou ainda "Ninguém consegue deter quem se nega a ser detido". A simples disciplina diária de ler livros inspiradores, motivacionais ou simples textos de grandes filósofos antes de ir dormir, ou a primeira coisa pela manhã, vai fazer com que você se reconecte com essas verdades. Essa sabedoria vai inspira-lo pelo resto do dia, e os seus problemas não parecerão tão grandes assim.

4. Selecione, reflita e corrija: A reflexão é a mais poderosa arma que existe no mundo dos negócios, mas também é uma menos utilizadas. O cientista francês Blaise Pascal refletiu certa vez que "Todas as misérias do ser humano são provocadas por ele não conseguir sentar-se, quieto, sozinho num quarto". O hábito de ir regularmente a um lugar sossegado e refletir sobre as causas, soluções e - por que não? - benefícios de um determinado problema que você pode estar enfrentando melhorará enormemente o nível da sua eficácia pessoal e profissional. Pensar profundamente sobre as coisas que você tem feito (e como tem feito) vão ajuda-lo a conhecer-se melhor - o que, por outro lado, vai ajudar a prevenir futuros erros. Faça com que os seus erros no passado tenham servido para alguma coisa. Transforme pedras nas quais você tropeçou em degraus para o sucesso. A não ser que você reflita, e depois corrija, os erros do seu passado, você estará fadado a repeti-los

5. Mantenha a perspectiva: Stephen Hawking, um dos maiores pensadores e cientistas da atualidade, notou que vivemos num planeta pequeno de uma estrela (sol) mediana, localizado nos limites externos de uma das centenas de milhares de galáxias que existem. Vendo a coisa desse jeito, será que seus problemas são realmente tão significantes? No calor da coisa, quando estamos metidos até o pescoço no problema, nossas dificuldades podem parecer calamidades gigantescas. Com o passar do tempo, passamos a ganhar uma perspectiva daquilo, e ver que geralmente a coisa não era tão grave assim. Todos os grandes profissionais, em qualquer área, têm fortemente desenvolvida a capacidade de colocar contratempos na sua perspectiva correta, aprendendo e depois avançando novamente com confiança em busca de seus sonhos. Nunca perca de vista o fato que você tem impacto na vida das outras pessoas, e que você pode fazer a diferença. Isso talvez seja o mais importante. Como disse o poeta Rumi, um dos preferidos de Deepak Chopra: "Quando você estiver morto, procure por um lugar de descanso, não na terra, mas no coração dos homens". Palavras sábias, de um homem sábio.


Fotos do Endurance módulo II.


Hoje começa o último módulo do Endurance - Formação de novos lideres. No módulo passado levei os gestores que participam do curso para uma atividade de TEAL (treinamento outdoor) onde trabalhamos várias competências ligadas a liderança. Foi genial. Confira as fotos abaixo.











TEAL e uma atividade extremamente rica.
O líder consegue perceber o que deve melhorar como profissional logo após as atividades. No processamento todos os participantes falam sobre seus sentimentos, limitações e aprendizados.
Muito rico !!!


Networking e Mídias Sociais: Escape da armadilha.


Como escapar das armadilhas do networking predatório nas mídias sociais. Veja e entrevista.



Ordem do dia.


"A fim de ser aberto à criatividade, é preciso ter a capacidade de uso construtivo da solidão. É preciso superar o medo de estar sozinho. "
Rollo May


Navegação