Se o cliente não sabe comparar: então ajude.


Domingo a tarde você sai de casa com toda a sua família: os 4 filhos, a sogra, dois amiguinhos do seu filho, sua esposa e o namorado da sua filha mais velha. Todos a caminho da City Lar.
Você diz a todos antes de entrar no carro:
-Família, hoje vamos realizar um sonho. Compraremos nossa TV de tela fininha.
Todos se animam. Uma festa só. Musica animada no radio. Crianças comendo bolacha no banco de trás. Sua esposa reclamando do calor. E o pior, sua sogra perguntando se já esta chegando.
Chegando na loja você foi abordado por um vendedor (leia panfleto ambulante).
-Boa tarde senhor. Posso ajudá-lo?
-Gostaria de escolher uma TV dessas fininhas que estão na moda.
-Há sim, ótima escolha. Você prefere com HDMI ou sem HDMI? Prefere plasma ou LCD? Pode ser com função time machine?
Você inclina as sobrancelhas e pergunta:
-Que foi? Ham... ééé... que não me lembro bem qual eu quero... você pode me ajudar?
-Sim claro. Nós temos essa TV com função Time Machine que é ótima. Ou essa outra com HDMI que vai mito boa para você.
-Desculpa, mais não estou entendendo nada.
-Como assim não esta entendendo? O Sr. não conhece as diferenças entre os produtos?
-Na verdade não...

Bingo!!!!!!


Nenhuma empresa em Mato Grosso realmente treina seus clientes.

Opa, é isso mesmo. Treinar seus clientes.

Pesquisa da HSM mostra que mais de 56% dos clientes de eletroeletrônicos não sabem diferenciar os pontos fortes e fracos entre cada marca. Treine seus clientes. Faça com que eles saibam o que se passa na sua empresa e com a sua marca.

Se seu cliente não sabe diferenciar uma tecnologia da outra faça uma cartilha com o design bem bacana explicando na linguagem dele “o que é o que”. Se puder investir um pouquinho mais coloque monitores de LCD na sua empresa passando constantemente um informativo atraente mostrando a diferença entre LCD e Plasma. Entre blue-ray e Bluetooth. Explique o que é megapixel. Quanto vale um terabyte e tudo que seu cliente deveria saber sobre megapixel.

O que diabos é um pixel? (eu sei o que é um pixel mais a maioria não sabe)

Empresas como a Best Buy (maior vendedora de informática do planeta) educam seus cliente exaustivamente a mais de 8 anos.

"90% dos compradores de produtos eletrônicos estão confusos sobre televisores de alta-definição, 50% subestima o quanto terão que gastar com comprar e instalar esses aparelhos." Mike Mohan, vice presidente de home theater da Best Buy, 24 de Setembro de 2007.

Seus clientes devem estar seguros e confiantes no momento da compra e não vai ser seu vendedor (leia panfleto ambulante) que vai mudar essa situação. Estamos na era da informação e seus clientes querem informação de uma forma como NUNCA se viu antes.

Eles querem saber. Conhecer. Querem informações de todos os lados.
Se seus vendedores se portam como panfletos ambulantes repetindo que esta escrito em um pedaço de papel, sugiro que troque cada 3 vendedores por monitores de LCD de 32' com conteúdo esclarecedor para educar seus clientes. Treine seus clientes.

Compare os produtos para seu cliente. Coloque o produto do concorrente dentro da sua empresa e faço o cliente experimentar ambos em real time.

Revolucione.

- A mais eu não tenho certeza se esse é melhor que o da outra loja.
-Senhor, fizemos todos os testes e posso provar agora que nosso produto é mais rápido que o do nosso concorrente. Vamos fazer um teste comparativo agora mesmo?

Bingo!!!

Revolucionou.

O cliente esta sem saída. Ele vai comprar pois você o ajudou, educou, facilitou.
Ajude seu cliente. Eduque seu cliente.


Tendo como gancho esse post vou mostrar o ranca-rabo da Microsoft com a Apple. Em uma serie de propagandas a Apple tenta (brilhantemente) mostrar a diferença entre seu software (Mac) contra o Windows Vista.

“Se você não consegue ver, eu te mostro.”

video

wendell carvalho - postando as 3:45 da manhã.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso que li no post já é realidade lá fora. Se vc buscar no youtube vai ver vários videos de empresas comparando seus produtos com os da concorreten. Muito animal isso. NO Brasil temos que comprar essa ideia. Beleza...

Marcelo - Curtis Sistemas - SP
11-3278-2223

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