Google perdeu - E você é dono do seu nariz?

Douglas Bowman, chefe de visual design do Google, está deixando a empresa por causa da cultura obsessiva baseada em dados que tornou o seu trabalho enlouquecedor.

 Depois de três anos no Google, ele ficou cansado das constantes encheções de saco vindas da burocracia maluca da empresa por justificativas empíricas para tomar qualquer decisões de alguma coisa - geralmente sobre detalhes insignificantes. 

 "Eu tive um discussão recente sobre o tamanho de uma borda, se deveria ter 3,4 ou 5 pixels, e fui obrigado a provar o meu ponto de vista. Eu não consigo trabalhar dessa maneira. Eu cansei de perder o meu tempo discutindo decisões tão minúsculas. Existem coisas mais bacanas para fazer no mundo do que discutir a largura da borda de uma página web". 

 Para ilustrar a obsessão dos caras por detalhes, um recente artigo publicado no New York Times fala da vez que Marissa Mayer, vice presidente de search and user experience, não conseguia se decidir entre duas tonalidades de azul - eles então resolveram fazer uma pesquisa com 41 tons diferentes para checar qual traria melhor resultado. 

 "Quando uma empresa está cheia de engenheiros, eles olham para a engenheira para resolver os problemas reduzindo as decisões para um problema lógico. Nesse ambiente, os dados eventualmente se tornam o fator principal para qualquer tomada de decisão, paralizando a empresa e assegurando que ninguém tomará qualquer decisão mais arrojada."

O que rolou depois???

Ex-designer do Google assume diretoria de criação do Twitter

O Twitter contratou Douglas Bowman, ex-designer do Google, para assumir a função de diretor de criação do microblog, que estava a cargo do co-fundador Biz Stone. A informação foi confirmada por Stone à revista Business Week, de acordo com o blog TechBeat na segunda-feira (30/03).

“As páginas web do Twitter parecem bem simples", disse Stone ao blog. “Mas, na nossa perspectiva, o design precisa de muito trabalho.”

Bowman, que atuava como Visual Design Lead do Google, causou barulho no mercado ao deixar o gigante de internet em meados deste mês. Em um post publicado no blog de sua consultoria, a stopdesign, Bowman contou ter deixado o Google pelo que descreveu como uma obsessão da empresa com dados.

“Fiquei cansado de debater decisões minúsculas de design. Há problemas mais instigantes neste mundo para resolver.” comentou Bowman, que usa o Twitter desde março de 2007 e hoje conta com 3.677 seguidores.

Com a mais nova contratação, o Twitter se arma para o crescente número de usuários, além de avançar em um modelo de negócios rentável. Na última semana, Stone revelou ter contratado um executivo para preparar a oferta de serviços premium pelo Twitter para empresas.

E você, é dono do seu nariz?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Navegação