Plano de de Mudança - Seu primata dos infernos.

“Mudar... mas por que mudar? Ficar da forma como estamos é tão bom. Nada pior do que a mudança. Mudança gera trabalho extra e eu a muito tempo nem o trabalho básico ando fazendo com animo. Mudar pra que? Gosto da minha rotina e dos meus defeitos. Nada pode ser pior do que ter que fazer as coisas de maneira diferente. Nada é pior.”

Após ler essa introdução você deve estar pensando de duas formas: “sinto-me assim mesmo” ou “que bom que não me sinto assim”. Ter qualquer uma das impressões é plenamente compreensível e até certo ponto correta. Se sentir resistente a mudança é algo muito comum ao homem, pois sempre fomos resistentes as mudanças por motivos primários. O ser humano associa a mudança ao fato de ter que fazer algo mais trabalhoso do que antes da mudança, tendo esse paradigma o sujeito mesmo sem saber, acaba pensando como um primata que tinha de sair para caçar seu alimento a milhares de anos atrás. Quando o primata saia para caçar, ele sempre ia ao mesmo lugar caçar os mesmos animais com as mesmas ferramentas de caça. Seu maior objetivo era a caça e cuidar da prole. Pensando que deveria estocar caça para tempos difíceis, jamais pensava em mudar sua forma de caçar, pois estava muito ocupado caçando mais e mais... mudar seria loucura.

“Se tenho a caça dessa forma para que mudar?”

Para o primata o fato de ter de criar novas ferramentas geraria trabalho extra o que iria contra a premissa de caça e cuidados com a prole. Os primatas sempre tinham em mente a lei do menos esforço. Sempre viviam para como seus antepassados e não percebiam nenhum motivo para mudar aquilo.

“Mudar da muito trabalho e estou ocupado caçando e cuidado dos filhos.”

Sentir-se como a descrição do texto acima mostra que você tem ciência da sua resistência a mudança. E isso já é um enorme passo para ser uma profissional de sucesso. Se você disse após o texto inicial: “que bom que não me sinto assim” isso também já é um grande passo para ser um profissional de ponta.

Porém nos dois casos nada muda se você não tiver a atitude de mudar. Querer mudar de dentro para fora.

Ter a consciência de que você pode fazer algo muito melhor que faz se sempre perguntar para si mesmo:

Como posso melhorar “isso” que tanto me incomoda?

Ou ainda:

O que posso fazer para ser um profissional mais completo?

Eu sei que ser um profissional mais completo é algo importante para você. Estamos falando de querer ser um profissional de ponta e isso esta dentro de qualquer um.

Entender que a magia da vida esta em fazer as coisas com cada vez mais “paixão e entrega”. Adotar a mudança como uma rotina e mudar por opção é muito melhor do que mudar por medo. Imagine só ter de se ver obrigado a fazer um MBA só porque na sua empresa entrou um gerente mais novo e aparentemente com mais formação que você. Imagine ter de ir para a aula durante os 18 meses pensando naquele “gerente cretino”. Mas vamos mudar a visão sobre o mesmo fato imagine você mesmo ter escolhido fazer um MBA antes de sentir necessidade de fazê-lo. Pense como pode ser maravilho os resultados que você pode ter mudando pelo prazer e não pelo medo.

Mas o passo fundamental para isso e colocar todos os pontos a melhorar em um QUADRO DE MELHORIAS.

Sendo assim mãos a obra !!!

Clique nas imagens do post abaixo e salve-as no seu computador.

Depois preencha cada campo. Imprima das cópias e assine. Coloque uma cópia na cozinha da sua casa e outra na parede atrás da sua mesa.

Dicas para preencher os campos:

Competencia a ser trabalhada: Neste campo apontamos necessidades a serem trabalhadas em sua liderança. No exemplo acima a competencia COMUNICAÇÃO foi apontada como ponto a ser melhorado.

O que farei: Escrever uma curta frase que sintetise o que você fará em relação ao tema, no caso acima o tema é COMUNICAÇÃO DO LÍDER.

Quando farei: Neste campo você descreve com detalhes o que fará para realizar “O que farei”. Neste campo o ideal é que a descrição seja feita tão detalhadamente ao ponto de que se outra pessoas resolver realizar aquele ação não terá nenhum problema para tal. Detalhar é a palavra de ordem.

Meu prazo final: Neste campo você vai refletir é determinar uma data final para a realização dessa atividade. Este campo é de suma importancia se pensarmos que mais de 92% dos desejos das pessoas não são realizados simlpesmente porque as mesmas nunca deram ao desejo um prazo final para ser realizado. Seja realista quando for estipular esse prazo.

Meu presente: Esse é o campo da recompensa mutua, pois você pode dar uma prêmio para você ou ainda para alguém que você goste muito. Estabeleça um prêmio que seja motivador para você e para a pessoa que vai lhe cobrar sobre essa atividade. Motive-se!

Tudo muda exceto a própria mudança.

Heráclito (cerca de 540-470 a.C)

Tenha sucesso na vida. Viva com paixão !!!

Wendell Carvalho - Fator mutante: Metamorfo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Navegação