Ordem do dia.
IPad está entre nós.
O Êxito através da Atitude Mental Positiva - John Maxwell
O Líder Sustentável - Luiz Cabrera no COMAGEP 2009
Perguntas que chegam do FormSpring - formspring.me
Como um lider religioso se adaptaria as
lições de lideranças ensinadas aqui?
Um líder é um líder independente do "ramo de atuação". Liderar é fazer com que um grupo de pessoas chegue a determinado lugar ou objetivo (meta) e a grande maioria estejam satisfeitos com aquilo. Para que um líder consiga ter sucesso nessa tarefa ele deve seguir quatro etapas: INSPIRAR CONFIANÇA, ESCLARECER PROPÓSITOS, ALINHAR SISTEMAS E LIBERAR TALENTOS.
INSPIRAR CONFIANÇA: Um líder deve liderar pelo poder moral e não pelo poder formal. Ele deve fazer com que as pessoas confiem nele. O líder deve sempre ser justo, deve sempre fazer o que fala, o líder deve inspirar confiança sempre.
ESCLARECER PROPÓSITOS: Quando as pessoas estiverem confiando no líder, o mesmo deve esclarecer propósitos, ou seja, deixar claro para todos para onde a empresa esta indo. Mostrar quais vão ser as medidas de direção. Como todos vão saber se estamos chegando ou não na nossa Visão. Como todos vão saber se estamos ou não cumprindo diariamente nossa missão. Jack Welch ex-CEO da GE dizia que em sua gestão na GE se ele acordasse um funcionário das 3 da manhã e perguntasse: Qual a nossa meta? O funcionário tinha que saber na ponta da língua. O Líder deve deixar muito claro onde quer chegar para todos. Todos devem saber disso o tempo todo. Todos devem saber se estamos ganhando ou perdendo.
ALINHE SISTEMAS: Após os 2 primeiros passos o líder deve mostrar quais são as premissas que vão nortear o trabalho diário. O que deve ser feito por cada um. O que se espera de cada um. Desta forma o líder pode criar junto com cada membro do time placares que apontem o desempenho de um funcionário ou de um setor por exemplo. Alinhar sistemas é deixar claro para todos o que deve ser feito, como fazer, o que se espera e de como o resultado será acompanhado. Imagine ter uma tela de LCD de 52 polegadas na saída da empresa, onde todos possam ver como foi o desempenho de todos em forma de gráfico naquele dia. Isso parece duro para pessoas que enrolam no trabalho, não para pessoas orientadas para resultado.
LIBERE TALENTOS: Após os 3 primeiros passos o líder deve sistematicamente liberar os talentos do seu time. Liberar talentos tem a ver com identificar o que há de mais valioso em cada um e dar chance para que eles possam mostrar o que tem de melhor. Tem a ver com valorizar o funcionário pela sua competência, não pelo fato de você ser amigo dele ou sair para tomar uma cerveja no final do dia. Liberar talentos é o que mantem o funcionário motivado dentro da empresa. É quando você mostrar para ele o que ele pode fazer para usar toda aquela criatividade no site da empresa. Como usar todo a sua preocupação com segurança para desenvolver um projeto de Prevenção de Perdas e Segurança no Trabalho. Como usar o seu gosto pela leitura para contaminar os outros colegas de trabalho. Como isso o líder melhora em muito o sentimento de propósito da pessoa. O líder começa a fazer com que todos pensem em algo mais amplo. Algo maior. Algo mais nobre. Isso funciona para todos os líderes do planeta. Desde um grupo adolescentes que jogam bola até o CEO da GE.
Liderança é resultado sustentável. Nada mais do que isso.
Abraço.
Wendell Carvalho
O mundo é movido por perguntas, então faça uma grande pergunta AGORA !
Não seja uma vítima no trabalho. Seja seu líder.
Uma das coisas mais profundas que já li e estudei é o entendimento que o ser humano tem o PODER DA ESCOLHA.
O ser humano tem o poder de escolher a melhor resposta para todas as situações que acontecem ao seu redor. Vamos pensar na seguinte situação: Você tem uma reunião de resultados com seu diretor. Ao entrar na sala ela joga um relatório na mesa, onde segundo ele, o desempenho da sua equipe é ridículo. Neste momento ele começa é colocar em “xeque” sua competência como líder de equipes e aumenta o tom de voz. O clima fica cada vez mais tenso. E ele olha nos seus olhos e pergunta: porque isso aconteceu? Porque sua equipe não chegou ao resultado esperado?
Neste momento você tem a escolha de dar a melhora resposta para a situação.
A “situação” é o sentimento que se formou dentro de você naquele momento. Essa vontade de fazer alguma coisa ou falar algo é o primeiro impulso para a resposta que você vai dar para a situação. Todos ser humano tem que dar uma resposta para todas as situações no seu dia-a-dia. No caso descrito acima você poderia dar 3 “respostas” para a situação:
Se portar como Vidro: Ficar muito triste com a situação. “P... merda esse gerente desmotiva qualquer um. Deste jeito não da para trabalhar. Todo mundo erra e ele só vê meus erros.”
Se portar como mola: Justificando e colocando a culpa em outras pessoas ou situações. “Mas também a equipe é horrível e outra coisa... você nunca me ajudou a treinar esse pessoal. O preço que estamos praticando é uma piada. Não tem lógica. A empresa não ajuda.O mercado é muito ruim.”
Se portar como bambu: Refletir sobre o que de melhor você pode tirar daquela situação. “Concordo que não chegamos aos resultados. Deveria ter acompanhado mais de perto a equipe neste sentido. Acredito que eles devam ser treinados com mais atenção. O que o senhor acredita que posso fazer para melhorar esse resultado no próximo mês? Onde posso melhorar? Que tipo de estratégia poderia fazer nos próximos meses para mudar o jogo.”
Nos 3 casos as respostas são totalmente diferentes e a escolha de cada uma está ligada a seu nível de proatividade, ou seja, escolher a melhora resposta sempre. Para tudo.
Se bateu o carro... não fique bravo. Não vai ajudar em nada. ESCOLHA A MELHOR RESPOSTA: Ficar feliz por não tem morrido.
Se perdeu a carteira... não fique bravo. Não vai ajudar em nada. ESCOLHA A MELHORA RESPOSTA: Fique feliz por ter um emprego e poder ganhar tudo novamente no mês que vem.
Se seu chefe te da "fodeback" em reuniões de metas... não fique bravo. ESCOLHA A MELHORA RESPOSTA: Você pode mudar suas ações para o mês que vem e melhorar os resultados. Você pode trocar pessoas do seu time. Você pode pedir demissão e falar “umas verdades” para seu chefe. Você só não pode reclamar pelos cantos, ficar triste e não escolher a melhor resposta para esse sentimento.
O que deve ficar claro é que você tem o PODER DE ESCOLHER a melhor resposta e ficar bem sempre.
Pense sempre na seguinte sentença:
O que ganho me comportando assim?
Faça esse questionamento pelo menos umas 337 vezes ao dia. Tudo está ligado à forma como vemos cada situação. Vemos de forma diferente e escolhemos de forma diferente. Escolha sua resposta hoje. Seja feliz. Não seja uma vítima.
O vídeo abaixo mostra como funciona a percepção das coisas. Uma bicicleta não é somente uma bicicleta. Principalmente na África.