Perguntas que chegam do FormSpring - formspring.me

Como um lider religioso se adaptaria as

lições de lideranças ensinadas aqui?

Um líder é um líder independente do "ramo de atuação". Liderar é fazer com que um grupo de pessoas chegue a determinado lugar ou objetivo (meta) e a grande maioria estejam satisfeitos com aquilo. Para que um líder consiga ter sucesso nessa tarefa ele deve seguir quatro etapas: INSPIRAR CONFIANÇA, ESCLARECER PROPÓSITOS, ALINHAR SISTEMAS E LIBERAR TALENTOS.

INSPIRAR CONFIANÇA: Um líder deve liderar pelo poder moral e não pelo poder formal. Ele deve fazer com que as pessoas confiem nele. O líder deve sempre ser justo, deve sempre fazer o que fala, o líder deve inspirar confiança sempre.

ESCLARECER PROPÓSITOS: Quando as pessoas estiverem confiando no líder, o mesmo deve esclarecer propósitos, ou seja, deixar claro para todos para onde a empresa esta indo. Mostrar quais vão ser as medidas de direção. Como todos vão saber se estamos chegando ou não na nossa Visão. Como todos vão saber se estamos ou não cumprindo diariamente nossa missão. Jack Welch ex-CEO da GE dizia que em sua gestão na GE se ele acordasse um funcionário das 3 da manhã e perguntasse: Qual a nossa meta? O funcionário tinha que saber na ponta da língua. O Líder deve deixar muito claro onde quer chegar para todos. Todos devem saber disso o tempo todo. Todos devem saber se estamos ganhando ou perdendo.

ALINHE SISTEMAS: Após os 2 primeiros passos o líder deve mostrar quais são as premissas que vão nortear o trabalho diário. O que deve ser feito por cada um. O que se espera de cada um. Desta forma o líder pode criar junto com cada membro do time placares que apontem o desempenho de um funcionário ou de um setor por exemplo. Alinhar sistemas é deixar claro para todos o que deve ser feito, como fazer, o que se espera e de como o resultado será acompanhado. Imagine ter uma tela de LCD de 52 polegadas na saída da empresa, onde todos possam ver como foi o desempenho de todos em forma de gráfico naquele dia. Isso parece duro para pessoas que enrolam no trabalho, não para pessoas orientadas para resultado.

LIBERE TALENTOS: Após os 3 primeiros passos o líder deve sistematicamente liberar os talentos do seu time. Liberar talentos tem a ver com identificar o que há de mais valioso em cada um e dar chance para que eles possam mostrar o que tem de melhor. Tem a ver com valorizar o funcionário pela sua competência, não pelo fato de você ser amigo dele ou sair para tomar uma cerveja no final do dia. Liberar talentos é o que mantem o funcionário motivado dentro da empresa. É quando você mostrar para ele o que ele pode fazer para usar toda aquela criatividade no site da empresa. Como usar todo a sua preocupação com segurança para desenvolver um projeto de Prevenção de Perdas e Segurança no Trabalho. Como usar o seu gosto pela leitura para contaminar os outros colegas de trabalho. Como isso o líder melhora em muito o sentimento de propósito da pessoa. O líder começa a fazer com que todos pensem em algo mais amplo. Algo maior. Algo mais nobre. Isso funciona para todos os líderes do planeta. Desde um grupo adolescentes que jogam bola até o CEO da GE.

Liderança é resultado sustentável. Nada mais do que isso.

Abraço.

Wendell Carvalho

O mundo é movido por perguntas, então faça uma grande pergunta AGORA !


2 comentários:

Pedro Armindo disse...

Quem fez a pergunta foi eu, estou feliz por te-la respondido.

att

Pedro A.

Coach Wendell Carvalho disse...

É isso ai Pedro. Obrigado pela pergunta. Sempre que perguntar alguma coisa prometo que a resposta virá.
Gostou da resposta? Ficou claro o papel do líder?

Abração e Viva com Paixão !!!!

Postar um comentário

Navegação