O Êxito através da Atitude Mental Positiva - John Maxwell

No começo dos anos 70, tive a oportunidade de escutar um discurso do senhor W. Clement Stone, co-autor de um dos livros de motivação de maior vendas em todos os tempos, “O Êxito através da Atitude Mental Positiva.”

Com 6 anos, Stone vendia jornais nas ruas de Chicago, para ajudar a sua mãe, viúva, com o pagamento do aluguel. Quando tinha 13 anos, já tinha sua própria banca de jornais. Depois, com 100 dólares economizados, com muito esforço, fundou o que se converteria em um império de seguros multimilionário, em dólares.

Sua própria história - de pobre a rico - convenceu-o de que, com uma atitude mental positiva, qualquer um podia converter-se em bem-sucedido. A fórmula que ele compartilhou conosco esse dia não dava capacidade à demora: “Quando você acordar de manhã, comece com uma frase, “faça-o agora, faça-o agora, faça-o agora, faça-o agora,” disse, acrescentando que deveríamos repetir essas duas palavras 50 vezes na manhã e 50 vezes antes de ir à cama.

A mensagem que ele quis deixar em nossas mentes era singela: se você quer ser bem-sucedido, não o deixe para amanhã. Faça-o agora mesmo.

Stone, que morreu em 2002 com 100 anos, foi um excelente exemplo do poder de começar. Ele não permitiu que obstáculos significantes o dissuadissem de converter-se em bem-sucedido, pois ele entendeu que a viagem das mil milhas realmente começa com um passo.

Eu não sei o que você necessita para começar. Pode ser que seja um programa MBA (Master in Business Administration), um curso para aprender outro idioma, um programa de liderança, um regime de exercícios, uma nova maneira de dirigir as reuniões, atualizar seus processos de contratação ou a busca de um novo emprego. Não importa o que seja. Somente comece agora.

Se você ainda está duvidando, me permita lhe dar mais três razões do por que você deve começar agora:

1- Comece agora porque hoje é importante:
A frase – hoje é importante – não é somente o título de meu livro mais recente. Representa uma profunda convicção que tenho para tomar emprestado uma linha de Benjamim Franklin, “Um hoje vale duas manhãs.” Isto é o que eu acredito. A maioria das pessoas – incluindo muitos líderes – exagera o ontem, subestimam o amanhã e o hoje. O fato é que os “bons velhos tempos” nunca foram tão bons como nós os recordamos, e o amanhã, freqüentemente, não é tão produtivo como nós pensamos que será. Hoje é o dia que importa, o dia com o potencial maior para o lucro.

2- Comece agora e remova a maior barreira de seu êxito:
Sabe você qual é essa barreira? É do que W. Clement Stone nos advertiu: Demorar . Qualquer um que presume a respeito do que vai fazer amanhã provavelmente fez o mesmo ontem. Meu amigo Dick Biggs fez um profundo comentário, um dia enquanto almoçávamos juntos: “John”, afirmou. “Permita-me dizer qual é a brecha maior. É aquela que está entre saber e fazer”, complementou. Isso é tão certo.

3 - Comece agora porque é a porta aberta para a oportunidade:
O trabalho que nunca começou é o que se leva mais tempo em terminar. Deixe-me dizer algo: você não pode ganhar, se você não começar. Você deve passar pela porta da oportunidade quando esta se abre para você, porque você não sabe quanto tempo vai permanecer aberta ou se voltará a abrir. Eu gosto desta declaração da Karen Lamb: “dentro de um ano você pudesse desejar o ter começado hoje.” Essas são palavras fortes de advertência, especialmente para as pessoas que estão relutantes. Começando pelo fato de estarem cômodas com sua condição, assim, temem seu fracasso ou não querem iniciar o esforço.

Isto ressalta um problema que se sobressai no mercado do século XXI: nós queremos o reconhecimento do êxito sem antes pagar seu preço. Infelizmente, como afirmou Seth Godin, autor do Purple Cow e Permission Marketing, no exemplar do Fast Company, em maio do 2003: “você não pode ter um sem o outro.”

“Você não ganha uma medalha olímpica de ouro, com poucas semanas de treinamento intensivo,” escreveu Godin. “As coisas não se dão da noite para o dia. Todas as grandes companhias, todas as grandes marcas, todas as grandes carreiras foram construídas exatamente da mesma maneira: pouco a pouco, passo a passo.”

Em outras palavras, não existe uma solução mágica para o êxito. Mas se houver um primeiro passo, ele é o começar. Não amanhã, mas hoje. Não a próxima semana, mas é agora.

Anne Frank disse: “que maravilhoso é que não precisemos esperar um só minuto para começar a melhorar a nós mesmos e nosso mundo.”

Comece a melhorar-se hoje, e o resto será história.

Por: John Maxwell

2 comentários:

Postar um comentário

Navegação