O que um Avatar, um Gangster e um Ginasta podem lhe ensinar sobre LIDERANÇA ? CINEBusiness

Seu negócio nunca dará certo se continuar dizendo aos outros o que eles tem que fazer.

Isso mesmo.

Resultados limitados são o que se consegue quando o líder serve de bombeiro para um time.

“Chefe, socorro. Gerente socorrrooooo.”

Se você tem um cargo de liderança já deve ter recebido um subordinado em sua sala com os olhos esbugalhados e dizendo: “Chefe, temos um problema”. Neste momento sem demora, você para o que está fazendo e vai resolver o problema. Se você normalmente faz isso e se sente bem fazendo isso, parabéns, você sofre da síndrome do bombeiro. Líderes que não suportam a idéia de que sua equipe é capaz de resolver boa parte dos problemas muitas vezes criados por ela mesma são taxados como bombeiros corporativos.

Tenha calma, síndrome do bombeiro tem cura e ela se chama Líder Coach, ou melhor, a cura acontece quando o líder se porta como um Líder Coach.

Chefes tradicionais são centralizadores e gostam de servir como fonte de todas as respostas dentro da empresa, já o Líder Coach procura fazer com que cada funcionário encontre suas próprias respostas para vários tipos de problemas e questionamentos.

Leia mais sobre o processo de Coaching clicando aqui.

Existe um filme maravilho chamado Poder Além da Vida (baseado no Livro Caminho do Guerreiro Pacífico de Dan Millman) onde esse processo de Líderança Coach fica muito claro.

No filme um frentista de posto de combustível chamado Sócrates recebe a visita durante a madrugada de um jovem rapaz chamada Dan. Dan é atleta de ponta no colégio que estuda e está se preparando para integrar a equipe nacional de ginástica olímpica. Dan parece super seguro de muitas coisas (como muito de nossos funcionários), mas Sócrates percebe que aquele atleta tem potencial maior do que ele mesmo sabe. Sócrates então resolve questionar Dan sobre inúmeras coisas. Questionar paradigmas que nunca antes foram questionados. Propor uma nova forma nova de ver e fazer as coisas para atingir resultados superiores. Dan tem medos e limitações como todos nós, e o papel do Líder Coach é fazer com que cada um de sua equipe chegue bem perto dessas limitações para resolvê-las.

Porém, perceba que assim como no vídeo acima o liderado só dará atenção ao Líder se o mesmo for um exemplo. Se o mesmo for coerente em cobrar atitudes e ações que ele mesmo costuma ter ou fazer. Quando o líder tem essa postura ele “faz pequenos milagres”. O líder encanta sua equipe com essa linha de liderança e desta forma eles vão estar abertos para que os questione sobre qualquer coisa.

Sempre que falo com empresários e CEO de empresas o discurso muitas vezes é o mesmo: meus funcionários não são engajados nas suas tarefas. Neste momento de imediato já pergunto para eles se já questionaram cada funcionário sobre o real motivo que os leva a trabalhar.

Eles respondem: “Sim, eles falam que trabalham por dinheiro, por uma casa melhor, pois isso e aquilo.” Pergunte para eles então: e se você soubesse hoje que não conseguiria nada disso que você quer em nenhum momento de sua vida, você continuaria trabalhando?

Se a resposta for sim, pergunte: então por que você realmente trabalha? Neste momento o funcionário chegará muito próximo do verdadeiro motivo que o faz trabalhar. Um Líder Coach questiona o Status Quo do funcionário.

Isso lhe faz pensar.

Refletir.

Muitos funcionários acordam de um transe profundo com perguntas como essas. Eles descobrem o Porque de algumas coisas tão simples e profundas.

Depois disso todo CEO de empresa deveria sentar....

... confira o resto deste artigo no novo blog que estou participando clicando aqui.


Onde cinema e liderança se encontram.


2 comentários:

rafael disse...

Gostei muito da sua iniciativa.


A humanidade sempre esta em constante mudanca e evolucao.

Nos ultimos 20 anos evoluimos mais que talvez os ultimos mil anos.

Porem ainda temos fortes heranças do passado.

Como por exemplo o Instinto de Dominar através da forca e do medo ao inves da motivacao e compreensao.

Filmes como o Guerreiro pacifico mostram como vao ser os humanos do futuro com um nivel muito maior de compreensao de si mesmo e do universo.

Mas toda a mudanca exige tempo,e algumas acabam gerando guerras entre o Velho e o novo.

Ja que voce tambem é um pesquisador gostaria de recomendar algums documentarios como:

Zeitgeist
Kymatica
Esoteric Agenda
Ring of Power
Earthlings
A carne é fraca

Sao alguns documentarios das geracoes de pessoas com um nivel consciencial muito maior do que tivemos nos ultimos anos.

Coach Wendell Carvalho disse...

Já estou buscando os documentários. Valeu pelo post. Abração !!!

Postar um comentário

Navegação