Pergunta pelo FormSpring: Hipocrisia Corporativa.

Acha que a hipocrisia no mercado corporativo é fomentado pela ganância ou pela falta de caráter mesmo? Enviado por Esdras Novais

Não tenho receio em dizer que é 100% caráter.

No dicionário:

"A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento."


Na prática:

“Fingir ter crenças (atitudes) que a pessoas na verdade não tem”. Na prática o que mais percebemos no dia-a-dia das corporações e a crescente de hipócritas corporativos. Pessoas que por não terem uma boa base ligada a princípios se deixam levar e acabam acreditando em suas próprias mentiras.

O hipócrita tem mentiras internas tão bem sedimentadas onde fica quase impossível duvidar de tais afirmações internas. Ele acredita piamente naquilo. Vamos dar um exemplo: O líder cobra de toda sua equipe para que eles cheguem para trabalhar no horário (exemplo claááásssiccco).

O líder da equipe “sabe” que ele trabalha “mais” do que os outros membros da equipe, e que ele tem um cargo diferenciado e com esse cargo são adicionadas regalias, uma delas poderia ser flexibilidade com horário. Porém o principio da liderança pelo exemplo não acontece neste caso. Funcionário chegando no horário e sendo punidos casa não sigam as normas e o líder chegando 40 minutos depois do horário dizendo que isso é normal. Normal o cacete. O líder sedimentou tão fortemente isso que ele acaba acreditando nas próprias mentiras, daí a hipocrisia. Seguido disse vem sucesso a qualquer preço, cobrança em acesso sobre resultados e por ai vai. No momento que onde líder pega para si o poder do seu cargo ele comete um grande erro. Quando isso acontece o líder coloca uma mascara, onde todos percebem somente seu cargo e não seu caráter.

Caráter tem grande ligação com princípios, não valores, princípios mesmo. E se o líder não atenta para esses detalhes acaba passando por hipócrita. O hipócrita só é “respeitado” quando coloca seu cargo a frente como uma mascara, caso contrario ele é detonado pela equipe, pelo mercado e pelos princípios.
Você pode ignorar os princípios até os princípios encontrarem onde você se esconde, neste momento sua vida muda.

É uma questão de tempo. Os princípios vão chegar como uma onda gigante. Se você tem essa base sólida a grande onda é para se surfar. Se a base não existe essa onde se chama Tsunami de Princípios.

A Pergunta Inteligente é aquele que é feita!!! Então, faça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Navegação