Por que Propósito?


* Por Iussef Zaiden

Tenho falado muito sobre a questão do Propósito, Missão, ou qualquer uma dessas coisas que tanto vem tirando o sono das pessoas.
Percebo isso, porque sem objetivo definido ficamos dando voltas para todos os lados sem saber para onde ir, mas este não é um problema atual de agora, dessa era, também chamado do Conhecimento. Isto já vem de longe, longa data.

Pesquisei e li que o autor de um livro escrito entre 1926 a 29, já falava do propósito para se ter sucesso, ou triunfo na vida. Trata-se do livro A Lei do Triunfo do autor Napoleon Hill. Nesta época, Napoleon Hill pesquisou mais de 6.000 pessoas, pessoas estas, de alguma ou muito importância na sociedade, e descobriu:

"Um dos fatos mais surpreendentes trazidos a lume por essas seis mil análises foi a descoberta de que 95% das pessoas classificadas como fracassadas estavam em tal classe porque não tinham um objetivo definido na vida, enquanto os outros 5% eram constituídos por indivíduos que triunfaram, também porque tinham planos definidos para a consecução do seu objetivo."

Outro fato importante revelado por essas análises foi que 95% dos que são classificados como fracassados se ocupavam em trabalhos que não eram do seu agrado, ao passo que os restantes 5% de elementos apontados como "triunfadores" trabalhavam no que mais lhe agradava. É de duvidar que uma pessoa se torne uma fracasso, quando empenhada num trabalho que lhe interessa realmente. Outro fator vital mostrado por essas análises foi que os 5% de pessoas que triunfaram tinham o hábito sistemático de economizar dinheiro, enquanto os 95% que fracassaram não economizavam nada. Vale a pena refletir sobre o fato.
Estamos vivendo um momento mundial difícil, principalmente uma crise econômica, em todos os sentidos e campos, reflita sobre essa lição da Lei do Triunfo. Podemos dizer que pensar no futuro, pensar no propósito, é refletir no hoje e se preparar para o amanhã. Isto é um trabalho de Coaching.


* Iussef Zaiden Filho é Coach Certificado ICI. Especialista em Coaching Executivo. Consultor e Palestrante da FranklinCovey Brasil. Artigo publicado no livro internacional Ferramentas de Coaching, de João Alberto Catalão e Ana Teresa Penim.


2 comentários:

Denis disse...

Olá, tudo bem?
Gosto bastante do blog e essa semana vi uma noticia que acho que tem a ver com o conteúdo. E Ernst & Young abriu as inscrições pra trainees desse ano, e postaram no site vídeos do cotidiano de alguns de seus funcionários. Os vídeos mostram bem o sucesso profissional deles. Ficou ótimo e muito criativo, vale conferir:
http://www.traineesey.com.br/

Thiago Costa Vieira disse...

Parabens pelo blog, estou adorando, muito bom, achei muito interessante a descoberta de que "... 95% das pessoas classificadas como fracassadas estavam em tal classe porque não tinham um objetivo definido na vida, enquanto os outros 5% eram constituídos por indivíduos que triunfaram, também porque tinham planos definidos para a consecução do seu objetivo."
Tenho algumas idéias referentes a liderança, em breve postarei algo.

Postar um comentário

Navegação