Pessoal, na última página da revista HSM Management, sempre vem a seção “O que eles dizem sobre “. Trata-se de um conjunto de frases sobre determinado assunto e que servem como insights para o nosso cotidiano. Acho a idéia excelente e sempre a utilizo para reunir aqui no blog algumas frases apresentadas pelos palestrantes nos eventos da HSM de que participo.
Seguem abaixo, algumas frases que capturei durante a ExpoManagement 2010 realizada entre os dias 08 e 10 de Novembro:
Jim Collins:
“Quanto maior o sucesso, mais aterrorizados ficam os executivos, porque o fracasso sempre pode bater a nossa porta”
“As empresas parecem saudáveis por fora, com uma imagem de robustez e crescimento, mas já tem dentro delas uma doença, que se detectada precocemente pode ser curada”
“Não dá para criar uma empresa duradora se tudo gira ao seu redor de líderes isolados que acreditam que toda a base do sucesso de uma organização se deve a ele.”
“O grande sucesso dos CEOs que lideraram empresas duradouras não se deve a boas intenções, personalidade ou carisma”
“O crescimento sem disciplina pode liquidar uma empresa. A questão não é como crescer, mas como crescer com disciplina”
“Se uma organização permite que o crescimento supere a capacidade de ter as pessoas corretas, nos cargos adequados, isto é um indício de que está a caminho do declínio. O problema não é o crescimento, mas ter gente suficiente para executar o crescimento de forma brilhante”
“Não existe um grande segredo para motivação. As pessoas certas nos lugares certos são auto-motivadas por natureza. O problema é como não destruir esta motivação”
“O maior erro na liderança é oferecer esperanças falsas que serão destruídas pelos fatos”
“90% dos presidentes das empresas que se mantiveram no sucesso vieram de dentro da própria companhia. A busca de “um salvador externo heróico” é uma medida indisciplinada. Isto porque a grandeza não acontece da noite para o dia com um único evento”
“Ninguém consegue competir quando só o dinheiro é a medida do sucesso”
Francis Gouilart:
“Conforme avançam as possibilidades tecnológicas de interação eletrônica, aumenta também a atuação social das pessoas.”
“O Marketing tradicional vê o cliente como alguém passivo, em que a empresa cria o valor e coloca à venda”
“Se as empresas não conseguem mais atingir o cerne do desejo de consumo de seus clientes, a solução é a o engajamento, ou seja, o convite para que os consumidores efetivos ou em potencial tomem partido do processo criativo.”
“Na melhor das hipóteses, as companhias vão controlar apenas metade da experiência. O papel dessas corporações passa a ser, portanto, o de tentar não congelar, enrijecer a experiência dos clientes. É deixar que cada um desenhe e altere sua experiência conforme seu desejo”
David Ulrich:
“Lideranca é converter expectativas de clientes e investidores em ações dos funcionários através de comportamento de liderança.”
“Quando líderes criam significado nas empresas para seus funcionários, o engajamento e a identificação com a empresa aumentam”
“Seus funcionários precisam de oportunidades para aprender e crescer.”
“Faça com que seus funcionários entendam a proposta de valor de suas empresas.”
“Gerir talentos trata-se de fazer coaching, comunicar, desenvolver competências e construir comprometimento”
“Contar história conecta o futuro com a razão de existência e o propósito da sua empresa.”
“Estrategista articula o que o futuro vai trazer. Ele estabelece ponto de vista no futuro. Pense e age com cliente no centro e cria tracão estratégica”
“Enquanto líderes, temos que desenvolver nossas habilidades pessoais.”
“DNA do código da liderança: Estrategista, gerir talentos, desenvolvedor de competências das pessoas, executor e competência pessoal de liderança”
“Marca não é só produto, mas também o significado que ela transmite.”
“Marca de lideranca não se trata do que ela é, mas sim do que ela representa para as pessoas”
“A marca da liderança é integrar líderes celebridades, líderes competentes e sistemas de liderança.”
“Liderança é uma questão de criar valores para as pessoas. E quem determina que valores devem ser desenvolvidos é quem os recebe”
“Liderança é desenvolver seus pontos fortes que possibilitem desenvolver pontos fortes nas outras pessoas.”
“Liderança requer confiança na próxima geração de líderes.”
“O líder deve estar rodeado de pessoas mais talentosas que ele. Líderes precisam construir liderança.”
“Liderança é como lidamos com o capital social e organizacional das empresas.”
“Investidores estão comecando a prestar mais atenção nos aspectos intangíveis para fazer seus investimentos.”
“Brasil não é mais um mercado emergente, Ele já emergiu, é preciso agora desenvolver a liderança para essa realidade.”
Vijay Govindarajam:
“O pensamento estratégico é um novo olhar que pode redesenhar cenários equilibrados quando posicionados em consonância com os objetivos da organização”
“A principal falha dos executivos é enxergar a estratégia como concorrência e posicionamento no mercado e não como uma nova forma de vislumbrar o futuro.”
“Estratégia tem a ver com o modo com que você cria o futuro”
“Mudanças não lineares é que criam o futuro e transformam a economia e a sociedade.”
“Explorar mercados emergentes não pode ser feito olhando para o presente e sim olhando para o futuro, criando modelos de negócios inovadores”
“No Brasil 90% das pessoas não tem produtos voltados para suas necessidades. É preciso inovar para atingir esse mercado”
Gary Hamel:
“Se você quiser fazer a diferenca você tem que estar disposto a desafiar o tradicional e raciocínio convencional”
“É preciso construir estruturas tecnológicas e de gestão para facilitar o surgimento e o crescimento da inteligência coletiva”
“O que importa na Internet são suas contribuições e não a posição que você ocupa na hierarquia da sua empresa”
“Olhem a Internet como um modelo de criação de comunidades em torno de objetivos comuns”
“Liberdade e disciplina não são excludentes. Podem ser obtidos juntos.”
“Restringir pensamento estratégico apenas a pessoas que estão no topo da hierarquia é tornar capacidade de adaptabilidade de sua empresa refém de poucos”
“Dogmas e paradigmas são como papel de parede. Estão sempre lá, mas chega um tempo que ninguém mais os percebe, mas continuam lá”
“O que restringe a capacidade de inovar é o nosso modelo hierárquico de pensar.”
“Num mundo de aceleração, a adaptação depende da inovação. E você só inova se inspirar as pessoas diariamente.”
“Não copie os outros. Procurem ser diferenciados.”
“Não podemos resolver novos problemas com velhos principios.”
“Em última análise,são funcionários que geram riquezas para empresas.Trate bem seus funcionários e estará tratando bem seus clientes”
“Somente 38% das pessoas acham que seus gerentes são transparentes e abertos no diálogo.”
“Apenas 14% das pessoas estão engajadas nas empresas. 62% estão moderamente e 24% estão desengajadas”
“Problema dos modelos de gestão atuais é que eles buscam obter obediência, diligência e inteligência, mas não buscam paixão e a criatividade”
“Capacidades humanas que irão diferenciar empresas: pessoas com iniciativa, criatividade e com paixão. Criam valor na era da criação”
“Apple tem 4% do market share de telefonia móvel, mas tem 40% do faturamento mundial. Não precisa ser grande, precisa ser diferente”
“Na W. L. Gore todo o compromisso é feito de forma voluntária. Na W. L. Gore todo o compromisso é feito de forma voluntária.”
“Inovação deve ser um trabalho de todos e isso será fundamental nas próximas décadas. Tem que estar no DNA de suas empresas”
“Como podemos esperar que as pessoas sejam inovadoras se elas não foram treinadas e educadas para isso.”
“A única maneira de se lidar com a aceleração da mudança é facilitar a adaptabilidade nas empresas inovando na gestão”
“Na Google todos os projetos são compartilhados com todos.”
“A mudança destrói todas as barreiras criadas pelas empresas tradicionais”
“Equipes menores criam um maior senso de responsabilidade nas pessoas.”
“Google praticamente não tem gerência média. Um líder p/ cada 60 pessoas e equipes de 5 a 7 pessoas. Toda equipe tem uma Web Page”
“Google acredita em democratização da informacão e do conhecimento.”
“Google acredita que é preciso criar uma vantagem evolutiva ao invés de uma vantagem competitiva apenas em um determinado momento”
“Google tem modelo de gestão tão radical quanto seu modelo de negócios.Na Google qualquer pessoa pode criar estratégias inovadoras”
“Com a aceleração da mudança precisamos aumentar a velocidade com que mudamos internamente nas empresas.”
“Quase sempre é necessária crise para se gerar mudanca nos modelos de gestão nas empresas tradicionais. Exemplo maior: IBM em 1990 que mudou de uma empresa de produtos para uma empresa de serviços”
“Quase nunca as empresas tradicionais geram as mudancas. Somente os novos entrantes que criam mudanças disruptoras”
“Cloud computing é uma das tecnologias disruptoras dos modelos de gestão do século passado. Muda todos os paradigmas”
“O ritmo da mudança é exponencial. Isso é algo que não tem precedência na história.”
“Não podemos continuar utilizando os princípios do feudalismo e nem da fisica newtoniana nos modelos de gestão.”
“Precisamos de novas práticas de gestão. Precisamos urgentemente de novos princípios para a gestão.”
“Não estamos mais na era do conhecimento. Estamos na era da criação.”
“Gestão 1.0 foi criada para aumentar a produtividade pela replicabilidade de comportamento, onde as pessoas deviam agir como robôs”
“Inovacão na gestão tende a ganhar cada vez mais sua importância como vantagem competitiva”
“Muitas das vantagens competitivas obtidas no passado ocorreram porque houve inovação na gestão de suas empresas”
“Pouquíssimas empresas tem o seu modelo de gestão como vantagem competitiva. É preciso revolucionar os modelos de gestão”
“Grande parte do avanço da gestão ocorreu entre 1890 e 1980 antes do advento da Internet e, principalmente, antes das redes sociais”
“Gestão trata-se de criar as condiçoes e as estruturas necessárias para que as pessoas se realizem nas empresas”
“Nem sempre pensamos a gestão como uma invenção. Gestão é a tecnologia da potencializacão do ser-humano. É uma tecnologia social”
Philip Kotler:
“O Marketing está em movimento: Marketing 1.0 era centrado no produto; Marketing 2.0 é orientado ao cliente e o Marketing 3.0 é orientado para valores.”
“Mente -> coração -> Espírito. Essa é a essência da evolução do Marketing 1.0 para o Marketing 3.0″
“Criar um caso de amor com seus clientes acontece quando seus clientes passam a fazer eles mesmos a publicidade da sua marca”
“Criar vinculos com seus clientes, melhorar a vida dos mais pobres e criar sustentabilidade são as 3 missões do Marketing 3.0″
“É preciso tratar funcionários como você trata seus clientes, ou pelo menos deveria.”
“Clientes percebem quando discurso está desalinhado com a prática.Por essa razão é que é importante cuidar da integridade da marca”
“Toda empresa precisa ter pontos de diferença em relação aos seus concorrentes. Isso se chama proposta de valor”
“A marca é o motor do Marketing”
“Empresas ruims serão excluídas simplesmente pelos papos que rolam nas redes sociais”
“Segmentacão não é categorização dos clientes utilizando critérios como renda financeira. É identificar comunidades de comportamento”
“Para A.G. Lafley, CEO da Procter & Gamble, marketing é funcão de todos na empresa, não só do departamento de marketing”
“Marketing 3.0 é ter consumidor participando do processo de criacão de produtos e serviços que eles mesmos irão consumir”
“Três forças da mudança: era da colaboração, paradoxo da globalizacão, era da criatividade”
“Marketing 3.0: tornar mundo um lugar melhor, valores humanos, criar uma causa, visão de futuro, valores emocionais e espirituais”
“Quando havia escassez, você tinha que buscar eficiência.Na era da abundância você precisa criar comunidades em volta da sua marca.”
“Conceito essencial do marketing: você está criando e promovendo valor para seus clientes e para o mundo?”
“O domínio da formatacão da marca não está mais na mão das empresas. Com aumento do poder das redes sociais,poder pertence aos clientes”
“É preciso ter uma nova visão para economia. É preciso enxerga-la como uma economia mais comportamental do que racional”
“Pessoal do departamento financeiro tem mentalidade muita estreita. Não conseguem ver necessidades futuras de clientes e da empresa”
“Quer atuar nas redes sociais? Contrate um nerd/geek. É preciso pessoas com mentalidade nova para estabelecer conversas”
“Objetivo máximo do Marketing é aumentar quantidade de empregos, é o inverso da tecnologia. Marketing promove esse equilíbrio com a TI”
“Publicidade é fazer com que o consumidor demande mais oferta do seu produto junto aos distribuidores”
“Marketing é a ciência de gerenciamento da demanda”
“Quando há escassez você não precisa de marketing, pois a demanda é natural. Marketing é importante porque estamos na era da abundância”
Esse post eu peguei daqui.
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