Carro verde e Brazuca!!!


Para quem pensa que aqueles maravilhosos carros conceitos são coisa de gringo: chupa essa manga.


Totalmente projetado e construído no Pólo de Desenvolvimento da montadora, em Betim (MG), o FCC II (Fiat Concept Car II) é um conceito destinado ao lazer que tem como objetivo principal não agredir a natureza. Feito com materiais alternativos recicláveis, não emite poluentes, já que possui um motor elétrico.

Alimentado por 93 baterias de íons de lítio, que podem ser recarregadas em qualquer tomada 220 V, o FCC II tem autonomia de até 100 quilômetros, desenvolve 59 kW (80,2 cavalos de potência) e torque máximo de 22,9 mkgf. O câmbio de cinco marchas é automatizado pelo sistema Dualogic. A carreceria foi construída em fibras naturais de fontes renováveis para ter menor impacto ao meio ambiente e da nanotecnologia para fazer peças mais leves e resistentes. Os painéis de carroceria, como o capô, por exemplo, foram injetados em compósito com nanoargila, a chave de fenda que acompanha o kit de ferramentas foi injetada em plástico reciclado com fibras de curauá e sisal (tem ideia disso: carro feito de fibras naturais brasileiras).

Peças como reparos, discos de freio, molas e montantes de suspensão receberam revestimentos organometálicos isentos de metais pesados. A espuma que reveste os bancos foi feita com 30% de poliol de óleo de soja reciclado.

Destinado para a aventuras light no fora-de-estrada, o carro-conceito é equipado com o bloqueador de diferencial da linha Adventure Locker. Esta é a primeira vez que o conjunto é acoplado a um motor elétrico. A estrutura do conceito é tubular, com câmbio posicionado posteriormente e os freios são a disco nas quatro rodas. O modelo usa LEDs para a iluminação dianteira e traseira e os faróis incorporam tecnologia bi-xenon.

Você já percebeu que o mercado esta pouco a pouco sendo tomado por produtos "salve o planeta". Estamos falando desde sabonetes a carros... de tecidos a fontes de energia... mas a pergunta que fica é a seguinte:

Você já esta consumindo esses produtos?

Mesmo que eles custem um pouco mais caro?

wendell carvalho vivendo com paixão!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Navegação