Duas horas com um Guru == Vale à pena?

"O dinheiro é um ótimo empregado, mas um péssimo patrão" foi com essa frase que o guru Roberto Shinyashiki abriu sua palestra em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

 

Platéia lotada por mais de 600 pessoas pagando R$100,00 cada uma. Se fosse necessário atribuir uma nota para o desempenho do Guru seria 10. O cara tem carisma, tem ritmo e fala muito bem... buttt ...  onde foi para a inovação pregada durante a palestra toda? Shinyashiki tem um conhecimento enorme... buttt ... não realizou nada grandioso naquela noite. Nada de novo aconteceu. Nada foi criado. Shinyashiki esta sempre entre os escritores mais vendidos falando sempre a mesma coisa, mas sempre de uma forma diferente.

 

Se fosse necessário dar uma nota para o material e a inovação a nota seria 3 ou menos.

Não quero dizer nesse post que Shinyashiki não é "tudo aquilo", ou algo parecido. O que quero dizer é que muitas vezes vale mais apena ouvir um jovem empreendedor de 22 anos recém formado em Administração que esta espumando inovação do que um palestrante sem nada de novo. Shinyashiki é fantástico pelo que fez, mas não pelo que vai fazer.

 

Abaixo vou comentar alguns pontos da palestra:

 

O que é a crise?

"A crise sempre existiu e quem levou a pior dessa vez foi os EUA que não tem costume de lidar com crises. Diferente do Brasil."

 

Não importa a crise. Alguém sempre vence.

"Quando encontrei uma velejadora no café da manhã de um hotel em Sidney durante as olimpíadas ele me disse: Roberto você viu o vento?

-Não vi não.

-Esta péssimo.

-Péssimo? Mas não esta péssimo para todo mundo? Alguém vai vencer com esse vento. Não adianta reclamar. Esta ruim para todos."

 

Querer não é poder. Fazer é poder!!!

"De nada adianta o sujeito querer que ele não partir para a ação. Atitude."

 

Vai dar errado.

"Jamais me fale que vai dar errado, se não você vai querer me provar que vai dar errado só para me mostrar que você estava certo. Acredite até  fim"

 

Todos devem vender.

"Em uma empresa ou você vende alguma coisa ou você é despesa. Ai seu diretor fala vamos cortar despesas?"

 

Não venda commodity.

"Lembre-se que se você vende commodity você vai sempre vender o preço e nunca algo que agregue valor. Soja é commodity. Soja é tudo igual, não muda nada. Se for um vendedor de seguros venda noites de sono tranqüilo. Cuide do seu cliente. Se for médico venda bem estar, preocupação, carinho."

 

Agregando valor.

"Quando falo que um carro que agrega status que carro vocês lembram? Ferrari, BMW, Mercedes, Volvo... depende. Uma Brasília 78 pode dar status. Imagina um cara que mora em uma favela e nunca teve um carro na vida. Uma Brasília 78 trás status para ele? Com certeza!!! A menina da comunidade começa a olhar diferente para ele, ganha o respeito da família e por ai vai. Qualquer coisa pode agregar status. Depende de como você olha."

 

Clientes x Fãs.

"Cliente é uma palavra meio feia. Temos que conquistar fãs de nossas empresas. O cara que é fã da coca ele odeia o garçom que coloca limão na cola dele. Ele pensa que o limão foi criado pela Pepsi para que os refrigerantes fiquem todos iguais. Crie fãs da sua empresa."

Basicamente a palestra do Guru foi isso. Muita coisa que já vi em muitas outras palestras e pouca coisa pratica.

Todos sabem o que deve ser feito, mas são raras as pessoas que te mostram COMO fazer.

 

COMO FAZER!!!

 

Esse é o diferencial do milênio.

Quem souber COMO FAZER e souber passar o COMO para pessoas leigas e perdidas será o próximo Papa da Gestão Mundial.

Não duvide disso.

Não sabe por onde começar? Deixa que eu te ajudo.

 

wendell carvalho - "em busca da batida perfeita."



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Um comentário:

joão rodrigo disse...

Tai um cara que no pior momento da sua vida nao ficou chorando e resmungando, foi atras e faz a diferença. Usou a dor para brilhantemente apresentas seus pensamentos e influenciar mtas pessoas. Com diria nosso prefeito "pra fica melhor" ele ganho mto dinheiro!
deixo aqui um pensamento: O que é melhor ficar chorando ou correr atras de soluções? prefiro correr atras...

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