A muito tempo que falo para todos os empresários e aspirantes a empreendedores a importância de pensarmos como clientes e não como empresários. Isso em um primeiro momento pode até parecer óbvio, mas com certeza não é. Cada vez mais as empresas criam modelos para desenvolvimento de serviços, produtos e métodos de trabalho e atendimento baseado no “achismo”. Empresários desse tipo me embrulham o estomago.
“Mas Wendell eu conheço do mercado. Isso não falha.”
É normalmente com esse tipo de frase que um padrão de atendimento ou um serviço é lançado no mercado. Achismo!! Você como gestor não pode JAMAIS negligenciar a opinião do seu cliente antes ou pelo menos depois do lançamento. Informação hoje em dia é algo que toda empresa meia-boca deve ter o grande diferencial é o que você faz com essa informação.
Se sua empresa não esta nem colhendo de forma relevante essa informação eu acho que vocês tem um problema, ou melhor, vários problemas. Estou falando sobre pesquisa, pois o vídeo abaixo mostra como a cerveja Heineken, vende a seu produto para dois públicos bem diferentes: Homens e Mulheres. No Brasil as mulheres não tem um tratamento diferenciado na publicidade de cervejas... veja o vídeo abaixo e faça pesquisas, sempre.
Um comentário:
Vivemos um um pais muito paternalista onde as mulheres acabem seguindo modelos mentais masculinos. Não estou falando que isso é certo, mas estudo mkt e mercado a mais de 26 anos e no Brasil isso funciona assim, ou seja não adianta ajustar o foco para o feminino sendo que quem compra e dita o que vai acontecer é o masculino.
Jorge Pucito
http://www.votta.com.br/
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