Vamos a mais um post sobre pós venda, ou melhor, a falta dela. Acabei de quitar meu consórcio com a Yamaha e estava esperando para saber qual seria a atitude deles com uma pessoa que acabou de pagar um bem de valor alto. Esperei e de repente quando cheguei em casa recebi algo fantástico: uma cartinha de parabéns (clique na imagem e leia o texto). É isso mesmo... quando eu compro pão e leite na padaria aqui do bairro eu recebo jornal do dia (quase sempre), quando abasteço no busto da Ipiranga ganho cafezinho quentinho e quando gasto R$ 6.000,00 com eles ganho PARABÉNS. A Yamaha é genial... genialmente sem estratégia. No período de 2 meses após a quitação ninguém me ligou para perguntar como foi o atendimento, se quero comprar outra carta de credito, se quero reclamar ou se quero um cafezinho. Nada.
Sem duvida a parte mais negligenciada em uma venda é o pós venda. E é nesse momento que você tem maior liberdade e possibilidade de aproximação verdadeira com seu cliente. Ele quer lhe dizer algo e não tem nenhum maldito na sua empresa querendo ouvir. Nenhuma farmácia do planeta liga para casa do seu cliente perguntando se ele já melhorou daquela gripe, se quer outro remédio, se quer indicação de algum médico. Ninguém liga... ninguém manda email. Quero pedir que pense bem onde gasta seu dinheiro e pedir para honrá-lo gastando apenas com empresas que você acredite. Se existe um mercado que atenda melhor e seja 2km mais longe da sua casa, vá nesse mercado. Se existe uma farmácia que é 3% mais caro mas te dá um atendimento show, vá nessa farmácia.
Você diz que sempre gosta de ser bem atendido, mas é só aparecer uma empresa de segunda com um desconto de 5% e você sai correndo para comprar. Onde estão os valores?
Valorize tudo isso. Seja fiel ao que você fala e pensa. Sou fiel ao que penso e penso que não vou mais comprar nenhum consórcio da Yamaha. Seja fiel.
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