31 Descobertas sobre a Líderança - HSM

Descoberta 1: Líderes acreditam que “a capacidade de alcançar as metas” é o que gera
mais respeito por uma liderança. O cumprimento das metas financeiras e organizacionais é o que mais se traduz em maior reconhecimento para os líderes e também a principal prioridade desses profissionais. Em seguida, entre as ações que mais garantem maior respeito para os líderes das organizações analisadas, aparecem “capacidade de adotar uma posição e tomar decisões difíceis” e “capacidade de criar uma estratégia ou visão para o sucesso”.
Os profissionais de RH, por sua vez, listaram em primeiro lugar a “capacidade de mobilizar
e motivar a equipe”. De seu ponto de vista, os líderes devem concentrar-se em conseguir
o compromisso de seus funcionários –a partir daí o desempenho virá naturalmente.
Descoberta 2: Cerca de um terço dos líderes que surgem de dentro das organizações fracassa por lidar mal com as pessoas e por carecer de habilidades interpessoais.
O que as empresas respeitam nos líderes não parece ser o mesmo que causa
seus fracassos. Os profissionais de RH informam que 65% dos líderes recrutados
internamente se mantêm no cargo e obtêm sucesso. Se os 35% restantes fracassam
por falta de capacidades interpessoais, talvez seja porque, ao selecionar internamente
novos líderes, levam-se em conta apenas o conhecimento técnico e o desempenho
anterior. Novos líderes devem ser avaliados com base nos requisitos da posição que
ocuparão.
Descoberta 3: Nos últimos seis anos, o departamento de RH perdeu confiança na liderança, enquanto os líderes ganharam autoconfiançaAo longo do tempo, os profissionais de RH têm confiado menos nas lideranças da organização, talvez por reconhecerem as demandas crescentes colocadas sobre os ombros
deles. Ao mesmo tempo, fatores como as dificuldades econômicas do período entre os anos 2000 e 2003 podem ter determinado a saída das empresas de líderes menos qualificados. Os melhores se mantiveram em seus cargos e hoje estão mais fortes e mais bem posicionados para os desafios futuros. 
Descoberta 4: Três de cada dez líderes não apresentam as qualidades essenciais para uma liderança eficaz.
Nos últimos 30 anos, a DDI identificou as qualidades que podem ser tomadas como indicadores do potencial e do desempenho de um líder, divididas em quatro categorias. 
Descoberta 5: Uma liderança firme faz com que seja mais provável a execução bem-sucedida da estratégia de negócios.
Acreditamos que lideranças fortes podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso organizacional. Para colocar esse pressuposto em teste, dividimos os líderes em três grupos –fracos, na média e fortes–, baseados nas qualidades de que falamos anteriormente. Medimos o percentual de estratégias de negócio que foram executadas
com sucesso por esses grupos isoladamente. Concluímos que líderes fortes podem aumentar o percentual de execuções de sucesso em pelo menos 22 pontos percentuais.

Galera no proximo post continuo colocando essa matéria da HSM;



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Navegação