Busca Semântica - Google caminha para a web 3.0

O Google anunciou que a partir de agora seu sistema de busca foi equipado com tecnologia semântica, que vai aprimorar a procura feita pelos usuários. Dessa maneira, o site vai associar palavras buscadas com outras de significado parecido. Chamada de "busca semântica", a ferramenta será habilitada em 37 idiomas.


Com a mudança, por exemplo, uma procura no Google em inglês com as palavras "princípios da física" trará sugestões de links sobre o "big bang" e "mecânica quântica". Segundo engenheiros da companhia, com a "busca semântica" haverá mais perguntas, linguagens e sugestões do que é mais relevante para a necessidade do usuário.

Trata-se do princípio básico do conceito de web 3.0, considerado por especialistas a próxima fase da internet. As ferramentas de busca on-line são baseadas na junção de palavras-chave classificadas em blocos de perguntas, que contêm palavras inseridas nos sites ou em outros bancos de dados na web

O interesse por serviços que aprimorem a qualidade das buscas tem crescido. As empresas tentam criar sistemas mais inteligentes que procurem interpretar e compreender o significado de frases ou combinação de palavras, ao invés de considerar somente do casamento delas.

A Microsoft confirmou recentemente, que está testando seu sistema de buscas Kumo.com, que chegará ao mercado para aumentar a popularidade nas buscas, já que o atual serviço da empresa, o Live Search, está em terceiro lugar, atrás do Google, líder do mercado e do Yahoo!, segundo colocado.

Fonte: Redação Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Navegação