Acabei de voltar de uma prospecção de um grande cliente no setor de roupas masculinas em Mato Grosso. Sua empresa é muito conhecida e nunca minha consultoria tinha conseguido entrar em seu escritório para apresentar algumas de nossas soluções. Durante a negociação um clima tenso se manteve o tempo todo. Um clima desconfiado sabe, algo do tipo “o que esses caras estão tentando empurrar em mim”. Normalmente é esse pensamento que vários empresários têm da maioria das empresas que querem vender alguma coisa para eles. “Querem o meu dinheiro e logo depois de entregarem o produto, vão sumir do mapa”. Isso é normal, pois é o que acontece na esmagadora maioria das vezes. Nada de pós venda e o que é pior, nada de ajudar o cliente. Isso mesmo ajudar o seu cliente sem pedir nada em troca. Sem esperar nem um real por aquilo. Ajudar o seu cliente a vender. Ajudar o seu cliente a evoluir sozinho, sem a sua presença. Quando estava expondo os produtos (palestras, cursos de liderança, auditoria de atendimento e outros) para esse empresário sua irmã (proprietária também) que estava em outra mesa acompanhando a conversa de canto de olho. Quando estava terminando a exposição percebi que eles tinham a necessidade que os gerentes de suas lojas fossem mais ativos em relação a realizar pequenas palestras e treinamentos para os vendedores de suas lojas. Naquele momento percebi que poderia dar um presente para eles.
Poderia ajudar sem pedir nada em troca.
Ajudar uma pessoa que não tem conhecimento para realizar uma palestra, que não tem facilidade em montar um PPT, que não tem costume de lidar com microfone é algo que me da muito prazer. E foi isso que fiz. Perguntei para o gestor dessa empresa o que ele acharia se combinasse com cada gerente da sua empresa uma reunião de 20 minutos para mostrar uma apresentação que fiz sobre atendimento para público “A”, e que eles, os gerentes, deveriam levar esse material em forma de uma pequena palestra para o resto da equipe. Ele gostou da idéia e perguntou quanto isso custaria. Disse que isso não teria custo algum, que faço isso porque gosto de ajudar pessoas que tem dificuldade de falar em público.
Touchet!!! Bingo!!!
Esse foi o momento matador da visita.
Naquele momento o empresário se abriu todo. Ele percebeu que não estava ali para levar o seu dinheiro embora. Ele percebeu que estava ali para ajudar. Percebeu que aquilo tudo era de coração, percebeu que era autêntico em sua essência.
Com tudo isso quero propor reflexão:
- O que você esta fazendo pelo seu cliente?
- Você só procura seus clientes quando quer vender para eles?
- Sua empresa produz conteúdo para que seus clientes se qualifiquem?
Pense nisso e tenham uma ótima segunda-feira!!!
Viva com paixão!!!
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