Ouvir lhe fará um líder Revolucionário. Então, cale a boca.

Ouvir tem conseqüências

Quando verdadeiramente ouço uma pessoa e os significados que lhe são importantes naqueles momentos, ouvindo não simplesmente suas palavras mas ela mesma, e quando lhe demonstro que ouvi seus significados pessoais e íntimos, muitas coisas acontecem. Há, em primeiro lugar, um olhar agradecido. Ela se sente aliviada. Quer falar mais sobre seu mundo. Sente-se impelida por um novo sentido de liberdade. Torna-se mais aberta ao processo de mudança.

Tenho notado freqüentemente que quando mais profundamente ouço os significados destas pessoas, mais acontecerá. Quando uma pessoa percebe que foi profundamente ouvida, quase sempre fica com os olhos marejados. Acho que na verdade ela está chorando de alegria. É como se estivesse dizendo: “Graças a deus, alguém me ouviu. Alguém sabe o que significa estar na minha pele”. Em tais momentos, tenho tido a fantasia de um prisioneiro em um cárcere, transmitindo dia após dia uma mensagem em Código Morse: “Alguém esta me ouvindo? Há alguém ai?” “E, finalmente, um dia escuta alguns toques dizendo:” Sim “. Esta simples resposta o liberta da solidão. Ele se tornou de novo um ser humano”.

Há muitas, muitas pessoas vivendo em cárceres privados hoje em dia, pessoas que não deixam transparecer nada do lado de fora, onde você tem que escutar com muita atenção para ouvir mensagem vinda de dentro do cárcere.

 

Quando encontro alguém capaz de ouvir

Várias vezes na minha vida me senti explodindo diante de problemas insolúveis ou andando atormentado em círculos, ou ainda, durante certo período, vencido por sentimentos de inutilidade e desespero. Penso que tive mais sorte do que a maioria, por ter encontrado, nesses momentos, pessoas capazes de me ouvir e assim resgatar-me do caos de meus sentimentos. Pessoas capazes de ouvir um pouco mais profundamente o significado do que eu dizia. Essas pessoas me ouviram sem me julgar, diagnosticar, apreciar, avaliar. Apenas escutaram, esclareceram-me e responderam-me em todos os níveis em que me comunicava.

Posso testemunhar que quando você psicologicamente não está bem alguém realmente o ouve sem julgar, sem tentar assumir a responsabilidade por você, sem tentar moldá-lo, isso é maravilhoso. Nessas ocasiões, tal atitude relaxou a tensão em mim e permitiu-me pôr para fora os sentimentos de temor, a culpa, o desespero, as confusões que tinham feito parte de minha experiência.

Depois de ter sido ouvido, e depois de ter sido escutado, sou capaz de perceber de maneira nova meu mundo e continuar, é espantoso como elemento que parecem insolúveis tornam-se solúveis quando alguém escuta, como confusões que parecem irremediáveis transformam-se em correntes relativamente claras quando sou ouvido. Apreciei profundamente as ocasiões em que experimentei esta escuta sensível, em que experimentei esta escuta sensível, empática e concentrada.

Carl Rogers, Um Jeito de Ser, Cap. 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Navegação