Autocontrole no Tênis e na Liderança. Encontre o fogo interior.




Estou colocando novos hábitos na minha vida pessoal e profissional, muitos deles estão ligados diretamente a SAÚDE. Estou usando o Planner da Fraklin Covey (método de planejamento pessoal) para dar mais disciplina a minha vida. Uma dessas ações é jogar tênis 4 vezes por mês.
Minha ligação com o tênis começou em 1992 quanto meu pai me obrigou a fazer aulas na escolinha da AABB. Acabei tomando gosto pela coisa. Com o tempo fui percebendo como é fantástico o jogo se analisarmos do ponto de vista empresarial. Fazendo pontes... analogias isso fica muito claro.
Tanto no tênis como mundo corporativo você não pode impedir seu concorrente de jogar, existe uma rede que separa os oponentes. A unica coisa que você pode fazer é ser melhor que ele. Jogar melhor que ele. Diferente de outros esportes como futebol ou basquete onde existem estratégias para anular um determinado jogador talentoso, o tênis da espaço para cada um provar seu valor. Mostrar do que é capaz.
Ontem estava jogando tênis com um grande amigo que tem um nível de jogo semelhante ao meu. Comecei jogando melhor e abri vantagem com certa facilidade. Quando o jogo estava 5x2 para mim (sendo que seu fizesse 6 ganharia o set) comecei a era bolas inexplicável. Uma atrás da outra. Uma atrás da outra.... erro, erro, erro... Meu oponente não estava jogando melhor que eu, o problema era que eu estava errando muito. O placar foi para 5x3... 5x4...5x5 ... ele ganhou o primeiro set.
5x6 para ele.
Que raiva.
No intervalo pensava com meus botões: “Caramba, o set estava ganho para mim... o que aconteceu?” Olhei meu comportamento e percebi que tinha me esquecido do autocontrole no momento em que comecei a errar minhas jogadas.

Autocontrole.
Autocontrole é ter domínio de seu fogo interior e lembrar-se do que deve ser feito de maneira simples, direta e coordenada por você mesmo. Lembrar que esse fogo queima sobre uma mistura comburente: seus valores + suas metas + seu legado + sua missão. Ter uma fina ligação com esse fogo é o que facilita ter autocontrole.
Ter autocontrole é uma das principais características de um líder, pois o líder deve liderar a si mesmo antes de liderar os outros. Autocontrole primeiro... depois ou outros fundamentos.
Entramos no segundo set.
Depois de pensar nisso tudo joguei melhor do que no primeiro set. Quanto o placar estava 5x1 para mim eu comecei a errar novamente.
Mais parecia um dejavu... novamente não. Nada disso. Parei durante 20 segundos e olhei para dentro de mim. Pensei nos fundamentos do tênis. Na base. Lembrei do meu professor Pedro gritando comigo nas tardes de sol da AABB.
“Assim não Wendell caramba. Olha a bola. Foco Wendell....”
“Vai novamente.... NÃOOO assim não. Faz o movimento completo...”
“Puta merda guri... olha a bola. Você está esperando a bola chegar. Vai nela!”
“Isso garoto, assim. Arrebenta.”
Nesse momento soube exatamente o que deveria fazer. Busquei o autocontrole no meu passado de forma a mudar o presente e interferir no futuro.
Mudei minha batida. Joguei lembrando os fundamentos. Lembrando da base. Quanto chegava em cada bola lembra do Pedrão no meu ouvido “Isso garoto, assim. Arrebenta.”
O jogo mudou e matei aquele set por 6x4 e o último set por 6x1.
Ganhei a partida.
Sempre que converso com lideres de corporações de todos os tamanhos percebo em vários casos profissionais “perdidos” a ponto de perderem um “set” vital para eles e para suas empresas. Quando o líder está no olho do furacão e sendo pressionado por prazos cada vez menores, redução de orçamentos, aumento de vendas ... digo que esse é o momento de rever seu jogo. Momento de olhar para dentro e localizar seus valores mais profundos. Momento de ver sua missão como líder. Momento de se apegar a essa missão.
Se você conseguiu se ver em algum momento nesse texto pense sobre isso. Não perca mais um set no mundo corporativo. Olhe para dentro de você e localize sua força interior. Localize seus valores. Lembre de um líder coach que te treinou algum tempo atrás e das vezes que ele gritou com você dizendo o que deveria ser feito. Lembre-se disso.
Wendell Carvalho – Palestrante e tenista nas horas vagas.

2 comentários:

Unknown disse...

Esse tal de autocontrole também pode ser chamado de "foco no presente", coincidentemente hoje uma aluna com dificuldades de focar no exercíco estava ficando nervosa e se lembrou do avô, que dizia pra ela: menina "firma" a vista"... Achei fantástico e incorporei ao meu dia-a-dia, passo adiante a lição:amigo, FIRMA a vista!!!!!

Anônimo disse...

Sem querer ser chato, no tenis se precisa abrir 2 games para se ganhar um set, entao seria 5-7.

Postar um comentário

Navegação