Repondendo a pergunta: "Como treinar equipe de vendas?"

Essa resposta eu postei no site da BizRevolution.

"Como treinar equipe de vendas?"

1 - Levantar competências a serem trabalhadas na equipe de vendas por meio de pesquisa (não vai dar treinamento sobre algo que o cara já saiba);

2 - Apresente a empresa para ele. Fale toda a verdade. Apresente cada produto. Passe material para ele estudar. Material prático. Business Case e outras coisas;

3 - Mostre claramente o que espera dele em vendas; (se não bater meta é rua? ok, mas deixe isso claro para ele. Gestor de vendas filho da P%#$# sempre pega o vendedor de surpresa);

4 - Depois de estudar a empresa e produtos, vamos para treinamento de vendas com base nas competências levantadas na pesquisa. Comunicação, planejamento, visão sistêmica, diagnostico, escuta empática... .

5 - Filmagem de abordagem e negociação. Após eles aprenderem todo o conteúdo e praticarem de maneira espartana em sala de aula, você filma a negociação ou apresentação de um produto e passa em treinamento para que todos analisem onde pode melhorar.

6 - Aplicação de teste escrito sobre teoria e prática sobre produto e técnicas de abordagem e negociação. Nota menos que 8 está fora. Deixe isso bem claro. VENDEDOR TEM QUE ESTUDAR !!! Muito!!! Chega de vendedor que leva vendas nas coxas. Jeito latino de vender é o caramba. Tem que estudar e muito!!!

7 - Acompanhe esse vendedor em algumas visitas. De feedback honestos e crie um plano de evolução com base nas competências que ainda não tiveram melhoria com o treinamento em sala de aula.

8 - Se ele melhorar esta dentro do time e pode fazer visitas sozinho. Caso contrário manda ele embora. Formar equipe de vendas da trabalho e na maioria das vezes os gestores querem o cara pronto. ILUSÃO!!! Formem seus vendedores. É muito mais barato. Desenho um processo que possibilite que um vendedor mais velho posso treinar os mais novos caso você não esteja na empresa. Na SR demoramos em média 45 dias para formar um vendedor e nosso turnover é muito baixo.

Wendell Carvalho - louco por vendedores que odeiam desculpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Navegação