O comportamento dos clientes e os vendedores.

Clientes são diferentes. Isso está estampado em todos os lugares. Homens, mulheres, pobres, ricos, jovens, idosos, crianças, todos têm um comportamento diferente na hora de ir às compras. Por isso, um vendedor tem que se especializar no comportamento de seu cliente.

Se o cliente é da Classe AAA, saiba como tratar pessoas desse jeito, com a devida formalidade. Se o cara é de classe média, saiba estar atento aos acontecimentos que envolvem sua classe. Esteja atento com quem você atende. Estude comportamentos, manias, gestos, gírias, regionalismos, enfim, TUDO que lhe ajudar a se comunicar no NÍVEL de seu público alvo.

Falando em comportamento, em tendência e em hábitos, abaixo estão dez tendências de comportamento da classe C, onde se encontram a maioria de nós, mortais.

1. Consumo de inclusão: todos querem comprar, mas o alvo é a qualidade e não o status. Aqui vale a abundância e não a exclusividade como na classe A;

2. Acesso e qualidade: valoriza o dinheiro. Uma compra é um investimento. Portanto, a margem de erro deve ser pequena. Não dá para testar um produto e depois não gostar e ter que usar até acabar;

3. Capilaridade, aval e segmentação: o ponto de venda deve ser próximo pois fazem compras a pé e se não tiverem dinheiro sempre pode apelar para o mercadinho que vende fiado;

4. Redes, dicas e boca a boca: são mais colaborativos e dividem a informação com a família e os vizinhos. Todos dão dicas de descontos, bons produtos, atendimento. E o melhor, uma vez conquistados, se mantêm fiéis;

5. Tecnologia, família e invstimento: o computador ocupa o lugar na sala que antes era só da TV. Representa uma forma maior de conhecimento, entretenimento e lazer;

6. Educação e cultura: caminho para a ascensão social. Estudar funciona como um plano de previdência familiar pois melhora a qualidade de vida de todos;

7. Juventude geração C: esse é o nosso futuro. Seremos um Brasil com a cara dos jovens da atual classe C. Esse jovem tem voz ativa dentro da família. 68% deles estudou mais que os pais e são super pé-no-chão. Não acreditam em horóscopo, alma gêmea, ET de Varginha. Não tem tempo para pensar nessas “bobagens”;

8. Identidade e autoestima: valoriza a conquista e enaltece a origem. Aqui vale a pena prestar atenção na regionalidade, na comunidade e na igreja;

9. Vaidade e beleza: estar bem arrumada é uma forma de diminuir as barreiras étnicas e sociais. As mulheres gastam em média 50 reais por mês no salão. 89% afirmam que os cuidados pessoais a fazem se sentir melhores;

10. Novos papéis e nova família: a relação homem e mulher ganha maiores contornos nesta faixa de renda. 30% das familias da classe C são chefiadas por mulheres. A tão desejada igualdade de direitos chega primeiro aqui.

O motivo pelo qual aquele cliente não atende as suas lições, ou nunca pode te receber, está diretamente ligado com o que você FALA com ele nos TRINTA SEGUNDOS em que vocês se conhecem.

Post escrito por Enrico Cardoso

http://thinkoutsidebr.wordpress.com

enricopc@hotmail.com


Boomer x Gamer: Gerenciando a Geração Y.

Melhor filme de 2009 - Sem dúvida !!!

Neste final de semana estive no cinema para ver um filme “bem mais ou menos”. Esse foi meu pensamento quando entrei no cinema para ver Avatar de James Cameron. Vi o filme no sábado a noite e novamente no domingo.

Durante 2horas 40 minutos o que se viu na tela foram efeitos especiais de tirar o fôlego, um roteiro digno de grandes épicos, uma edição impecável, efeitos de som fabulosos e uma mensagem absolutamente inquietante. Perturbadora.

Nem o filme do Al Gore conseguiu mexer tanto comigo como fez Avatar. A forma como Cameron abordou a consciência ambiental foi brilhante. Ele em nenhum momento defendeu discursos do tipo, temos que salvar o planeta ou não podemos desmatar. Era algo mais profundo. Temos que AMAR O PLANETA. Amar as pessoas, plantas e animais.

O nível de profundidade que cada mensagem passa durante o filme é incrível. Seres humanos se conectando (literalmente) a animais e sentindo o que os animais sentem. Os Na’Vi, nativos do planeta Pandora (planeta que estava sendo invadido por seres humanos) mostravam amor pleno por plantas e animais. Choravam muito quando viam uma floresta ser destruída.

O que o filme deixou claro para mim, é como o ser humano está vivendo na superficialidade.Estamos nos preocupando cada vez com coisas mais complexas e de menos relevância se formos pensar na essência do ser humano. Os relacionamentos estão sendo colocados de lado e despendemos nossa atenção para prazeres supérfluos e pequenos. Muito pequenos.

O filme Avatar mostra tudo isso com perfeição. Ritmo, música, sentimento.

Promove ação e reflexão.

Mês que vem vamos implementar coleta seletiva de lixo aqui na empresa. Estava protelando isso a mais de 6 meses, mas depois do filme a situação ficou impossível. Tenho que fazer. Temos que fazer. Todos devem fazer alguma coisa. Temos que fazer pequenas coisas para que com o tempo, possamos voltar a amar animais, plantas, águas e acima de tudo o ser humano.

A mais Wendell não sei como começar.

  • Passo 1: veja AVATAR;
  • Passo 2: mude as coisas na sua empresa e na sua casa.
  • Passo 3: só compre produtos de empresas que cuidem do meio ambiente/social.


Simples assim. Faça alguma coisa. Pensem no planeta não pelas próximas gerações, mas sim pelos animais que vivem nele hoje.

Pelas arvores de hoje.

Hoje.


Pergunta para o líder.

Você contrataria mais 3 pessoas iguais a você para trabalhar no seu time (pense nos defeitos e qualidades)?
Tem certeza que essa é a resposta?
Registre o que pensou e comente esse post.
Pode ser como anônimo.

O Segurança pode ser Gerente!


Depois de sair desse órgão do governo (post abaixo) fui para uma agencia da Caixa Econômica para efetuar um pagamento. Chegando lá encontrei alguns funcionários de cara amarrada e um segurança TERCEIRIZADO extremamente proativo agilizando as senhas para atendimento e super preocupado com a satisfação de todos os clientes. Não sei o nome do segurança, mas fiquei muito fã da atitude do cara.

Nesta agencia, atrás da mesa da Gerente existe um banner lindo e enorme com dizerem que remetem a “Atendimento? Deixa comigo... atender é nossa paixão”. Quando li aquele banner e olhei para todos os funcionários percebi que somente o segurança, TERCEIRIZADO estava engajado naquela missão. Atender muito bem seus clientes.

Na maioria dos bancos o segurança da agencia fica olhando para o nada e esperando que algo aconteça (existem profissionais sérios, porem são minoria), mas no caso da foto acima era diferente. Parecia que o gerente da agencia era o segurança

Com certeza aquele profissional entendeu o real papel de uma pessoa que lida com gente. Fazer o bem ao próximo sem esperar nada em troca. Ele não queria saber se o supervisor dele estava por perto (porque não estava), ele não queria saber se a nota do atendimento iria melhorar (a qualidade do atendimento não é medida)... ele só queria fazer.

Só isso.

Fazer o melhor não importa para quem nem como.

Banner não faz a diferença... ATITUDE FAZ !!!

Parabéns ao SEGURANÇA que poderia ser o gerente da agencia.

Sem sombra de dúvida!!!

Quando os processos não funcionam...

A imagem abaixo saiu de uma visita minha ao a um Orgão do Estado de MT. Isso reflete funcionários desesperados por não saberem mais o que fazer para conter clientes irados com as falhas do sistema, erros de processos, incompetência de gestores e por ai vai.

Sua empresa também necessita melhorar os processos?? Seus funcionários tem vontade de colocar um cartaz bem grande na porta da empresa: "não reclame, a culpa não é nossa. Fale com nossa diretoria..."

Pensem nisso. Mas pense lendo Feitas para Vender do Jim Collins. Livro maravilho que mostra como detonar empresas e gestores "meia-boca".

Conheça os 26 impulsionadores da motivação no mundo

Uma pesquisa realizada pela Right Management revelou que a força de trabalho motivada é 50% mais produtiva do que a desmotivada.

Algumas empresas e profissionais acreditam que a motivação está relacionada diretamente com recompensas materiais, podendo ser em forma de aumento salarial ou até mesmo uma gratificação extra por determinada atividade desenvolvida.

"É interessante notar que as afirmações relacionadas com recompensa e reconhecimento mostram relações significativas com a motivação, mas não foram as que apresentaram maior correlação. Funcionários motivados esperam mais do que incentivos materiais", afirma a diretora comercial da Right Management, Márcia Palmeira.

Principais impulsionadores da motivação

Mas, se a motivação não está diretamente ligada à recompensa material, quais são os principais impulsionadores da motivação? De acordo com o estudo, os motivos são os seguintes:
1. Comprometimento com os valores básicos da organização em que trabalha;
2. Valorização dos produtos e serviços pelos clientes;
3. Opiniões levadas em consideração;
4. Entendimento perfeito sobre o trabalho esperado;
5. Contribuição para atender às necessidades dos clientes;
6. Recompensa com justiça;
7. Valorização dos colaboradores por parte dos líderes;
8. Todos são tratados com respeito;
9. Concentração na atividade desenvolvida no local de trabalho;
10. Objetivos pessoais relacionados com o plano de negócios da área;
11. Compreensão clara da missão da organização;
12. Capacidade dos líderes em fazer da empresa um sucesso;
13. Incentivo para assumir novas responsabilidades;
14. Envolvimento da empresa no suporte à comunidade;
15. Oportunidades de carreira na organização;
16. Equilibro entre trabalho e interesses pessoais;
17. A empresa permitir o equilíbrio razoável entre família e trabalho;
18. Pressão razoável na função exercida;
19. Investimento suficiente para bom desempenho da organização;
20. Salário competitivo comparado como cargos semelhantes dentro da empresa;
21. Apoio necessário do gerente imediato para realização do trabalho;
22. Capacidade das pessoas em realizar seu trabalho com eficácia;
23. Empresa eficaz em atrair e reter talentos;
24. Autoridade necessária para realizar bem o trabalho;
25. A empresa promover a saúde e o bem-estar;
26. Investimento na aprendizagem e desenvolvimento das pessoas


Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado com cerca de 30 mil funcionários em 15 países e pediu aos entrevistados que indicassem o nível de concordância ou discordância com 90 afirmações específicas envolvendo a eficácia organizacional. As respostas foram correlacionadas com os relatórios de autoavaliação dos entrevistados sobre seu nível de motivação.

Ordem do dia.

"Um líder é um negociante de esperanças".
(Napoleão Bonaparte)

Quando você chega ao topo? Zig Ziglar

Você chegou ao topo quando...

Você fez as pazes com o passado, concentra-se no presente e está entusiasmado sobre o futuro.
Você transformou adversários em amigos e conquistou o amor e o respeito daqueles que o conhecem.
Você chegou ao topo quando está cheio de fé, esperança e amor, e vive sem raiva, cobiça, culpa, inveja ou pensamentos de vingança.
Você sabe que a omissão em defender o que é moralmente certo constitui o prelúdio de vir a ser vitima do que é criminalmente errado.
Você chegou ao topo quando é suficientemente maduro para adiar a satisfação e mudar a concentração de seus direitos para suas responsabilidades.
Você ama os desamados, dá esperança aos desesperados, amizade aos sem amigos e animo aos desanimados.
Você chegou ao topo quando sabe que o sucesso “a Vitória” não faz você outra pessoa, e que o fracasso “a Derrota ” não quebra você.
Você pode olhar para traz com espírito de perdão, para frente com esperança, para baixo com compaixão e para cima com gratidão.
Você chegou ao topo quando sabe com certeza quem é, e de quem é, de modo que se sente em paz com Deus e em espírito fraternal com os homens.
Você compreende claramente que o fracasso é um evento, não uma pessoa, que o ontem acabou na noite passada e que o hoje é um novo dia.
Você chegou ao topo quando sabe que aquele que foi o maior entre os homens se tornou o maior dos servos.
Você é agradável com os mal-humorados, cortês com os rudes e generoso com os necessitados, porque sabe que os benefícios a longo prazo de dar e perdoar superam de longe, os benefícios a curto prazo de receber.
Você chegou no topo quando reconhece, desenvolve e utiliza as qualidades físicas, mentais e espirituais que deus lhe deu, para gloria de deus e da humanidade.
Você está além do topo quando fica frente ao criador do universo, e ele lhe diz “que bom trabalho você fez , você é um servidor bom e fiel”.

Zig Ziglar

O Guru Falconi lança novo livro. Trecho da Revista Exame deste mês.


Clique na imagem e leia as principais idéias do próximo livro do MESTRE Vicente Falconi.

Novo FOX - Banner animado no Youtube. Muito bom

Abaixo o banner animado do novo Fox no youtube. Genial. Você vira o carro do avesso. Viciante.


Seja um Rainmaker - Faça chuva em seu negócio.

Vai ter chuva que bom.

Chuva na previsão metereológica parece sempre uma notícia indesejada.
Não para mim, que quero chuva sempre. Afinal, se pensarmos em produção, não é preciso a chuva para transformar sementes em frutos? Mas, não é só da chuva que cai das nuvens que estou falando, mas também da chuva de negócios e receitas. A chuva produzida por rainmakers.

Na tradição americana nativa, um rainmaker é o homem que executa diversos rituais, entre eles o canto e a dança, pedindo pelas chuvas, para que elas venham em épocas de necessidade. Esse homem, apelava às suas crenças para que chovesse, obtendo assim, o alimento. No mundo dos negócios, um rainmaker é alguém dinâmico e que torna as situações possíveis, fazendo acontecer para aumentar as vendas. Um rainmaker não apenas produz quando o tempo está bom, como Stephen Covey aconselha, mas cria as condições meteorológicas.

Para melhorar sua performance é preciso ter em mente que produtividade está associada à mensuração de tempo. O melhor caminho para chegar lá é saber priorizar, organizar e desempenhar. Sabemos como são valorizados os indivíduos que sempre são capazes de produzir e entregar os resultados, independentemente das boas ou más condições. Estes são verdadeiros rainmakers e eu desafio a todos nós a se tornar um. Creio que um rainmaker tem as mesmas características de indivíduos eficazes, conceito da FranklinCovey:

1. São Pró-Ativos

2. São focados e disciplinados

3. São confiáveis

4. Possuem um bom senso de negócios

5. Trabalham bem com outros

6. Ouvem e comunicam bem

Além de outras qualidades totalmente ligadas ao sucesso dos negócios.

7. Trazem novos clientes e oportunidades

8. Criam relacionamentos longos e duradouros com os clientes

9. Constroem sinergia com a organização para a qual trabalham.

10. Removem obstáculos e burocracia

11. Criam sua própria condição climática, independentemente da conjuntura econômica

O imperativo neste novo ambiente econômico é o de encontrar formas criativas para aumentar as vendas com novos modelos de negócio e apoiar os nossos clientes de maneira a produzir resultados

Paulo V. Kretly

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